Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Descubra o que fazer com o espaço atrás do sofá
Descubra o que fazer com o espaço atrás do sofá - Foto: Shutterstock

Casa & Decor

Saiba como aproveitar o espaço atrás do sofá na decoração

Arquiteta dá dicas para não deixar as costas do sofá exposta e aproveitar o espaço atrás do móvel para dar mais vida para sua sala de estar

Às vezes, a melhor opção para posicionar o sofá na sala de estar não é encostando o móvel na parede, mas sim no meio do cômodo, deixando suas costas livres. Ainda assim, surge a dúvida: o que fazer com esse espaço livre atrás do sofá?

E a resposta é que há a possibilidade de usar esse espaço na decoração, criando até mesmo um ambiente a mais dentro do lar. “O sofá é um mobiliário grande e sem nada atrás pode acabar ficando perdido no meio da sala. Para que isso não aconteça, podemos utilizar algumas técnicas para preencher o vazio que fica, mas tudo vai depender do espaço que você tem atrás, da circulação, do formato da sala, etc.”, explica a arquiteta Marina Carvalho.

A profissional acrescenta que, se mal planejado, o local pode ficar sobrecarregado e atrapalhar a circulação. Ou seja, é importante pensar bem ou até recorrer à ajuda de um profissional para que isso não ocorra. Por isso, veja a seguir algumas dicas de Marina para ocupar bem o espaço atrás do sofá: 

Itens para colocar atrás do sofá 

De acordo com a arquiteta, existem diversos itens que podem ser colocados atrás do sofá. Entre eles, as opções mais tradicionais são:

  • Aparador: colocar um móvel com medidas que se adequam às dimensões do sofá é uma das melhores maneiras de cobrir suas costas. E o aparador é o item mais utilizado para essa função, pois além da questão decorativa (dando outra cara ao local), é um móvel funcional, onde é possível apoiar objetos;
  • Buffet: parecido com o aparador, o buffet é outro móvel que se encaixa muito bem atrás do sofá e possui a mesma função. Porém, ele contém portas e gavetas, sendo ainda uma ótima opção para armazenar utensílios que serão usados na sala de jantar e outros objetos. Normalmente, sua profundidade é maior que a do aparador; 
  • Estante: pequenas estantes ou nichos em madeira dão mais praticidade e elegância quando instalados atrás do sofá. Com isso, o morador ainda ganha mais um espaço para organizar livros e apoiar vasos e outros objetos.

O ideal é que os móveis que vão ficar atrás do sofá sejam feitos sob medida, para se encaixarem corretamente no local, sem destoar muito dos outros elementos do cômodo. “Vale lembrar que eles nunca devem ultrapassar a altura do sofá. O mais apropriado é na mesma altura ou um pouco mais baixo”, ressalta Marina.

Criando outros ambientes

Com as costas do sofá livre, outros ambientes podem ser criados, dependendo do espaço. Em salas pequenas, por exemplo, uma mesa ou bancada já conseguem deixar o lugar mais funcional e útil. Já para quem trabalha de casa, essa é a oportunidade para montar a área de home office, colocando uma bancada com gavetas com todos os instrumentos de trabalho para poder realizar as suas tarefas.

Também dá para optar por uma mesa, transformando o ambiente em uma mini sala de jantar e dividindo bem as áreas de multimídia e refeição. “A mesa atrás do sofá não precisa ser muito grande. Pode ser parecida com um aparador, para que o local fique mais compacto. Colocando dois bancos ou duas cadeiras, já está formado um outro ambiente charmoso e confortável”, aconselha Marina. Nesta mesma linha de raciocínio, também é possível posicionar atrás do sofá um barzinho para apoiar bebidas, copos e taças.

Dicas para decoração

Segundo a arquiteta, existem várias formas de deixar a parte traseira do sofá mais bonita. As plantas, por exemplo, são ótimas para colocar na superfície de aparadores e estantes, já que são sempre boa escolha na decoração. Além de trazerem um pouco mais de cor, elas dão vida para o local e podem ser introduzidas no décor de um jeito sutil sem que atrapalhem.

Um exemplo de item para colocar atrás do sofá são as plantas
Um exemplo de item para colocar atrás do sofá são as plantas – Foto: Shutterstock

Oferecendo estilo e funcionalidade, as luminárias também são ótimas para o local. Caso os moradores utilizem este espaço para trabalhar, estudar ou fazer leituras, ela é essencial para reforçar a iluminação. Além disso, hoje existem diversas luminárias com designs estilosos e modernos para dar um toque a mais na decoração.

O décor afetivo sempre está em alta, então colocar objetos que fazem parte da história das pessoas que moram na residência é outra ótima maneira de preencher o vazio atrás do sofá. Porta-retratos, objetos antigos, lembranças de viagens e coleções ainda acabam refletindo o estilo e a personalidade dos moradores. “Minha única restrição é que não tenha algo muito alto em cima do aparador, por exemplo, para não termos muitos obstáculos visuais entre dois ambientes”, orienta Marina. 

O que não colocar atrás do sofá

Alguns itens podem não harmonizar com o restante do ambiente se estiverem instaladas de maneira equivocada. Entre eles estão móveis maiores que o sofá, tanto na altura quanto no comprimento, e os objetos decorativos que atrapalham a visão de um cômodo para o outro.

Porém, Marina chama a atenção para outros pontos nos quais é preciso pensar: o excesso de informação e a fragilidade da decoração. “Não podemos cometer excessos, colocar muita informação em um único lugar pode não ser muito bacana. Por isso, recomendo usar poucos objetos decorativos nos aparadores. Outra coisa importante é evitar materiais frágeis, como vidro. Afinal, essa é uma área de bastante circulação pode acabar causando algum acidente”, explica. 

Fonte: Marina Carvalho, arquiteta à frente do escritório que leva o seu nome.

Mais notícias como essa

Receitas

Quer comer bastante proteína, mas cansou do ovo? Veja outras fontes desse nutriente que podem ser substitutos do ingrediente

Saúde

Especialista dá dicas para aproveitar as festas juninas de forma equilibrada e manter a dieta saudável

Entretenimento

Vai ficar em casa no Dia dos Namorados para fazer uma programação mais aconchegante? Use esses filmes e aproveite bem o dia!

Comportamento

O uso excessivo de telas prejudica a socialização e a comunicação, além de causar mudanças de humor, atrasos cognitivos e distúrbios no aprendizado