Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Saiba o que considerar na hora de montar a sua sala de estar
Saiba o que considerar na hora de montar a sua sala de estar - Shutterstock

Casa & Decor

Sala de estar bonita, confortável e funcional: saiba como montar a sua

Independentemente do seu tamanho, a sala de estar é um ambiente que precisa trazer conforto e bem-estar, não é mesmo? Veja dicas

A sala de estar é o coração de qualquer casa, né? É lá que fica o ponto de encontro entre os moradores, que se acomodam ali para assistir TV ou conversar com seus convidados, por exemplo. “Gosto de dizer que a sala deve conseguir abraçar a todos e proporcionar, ao mesmo tempo, as sensações de conforto e segurança”, ressalta a arquiteta Andrea Camillo.

Por ter várias funções, a sala de estar costuma ser a base para o projeto decorativo do lar, e é por isso que é muito importante pensar em vários fatores antes de montar essa parte da sua casa. Portanto, veja algumas dicas da especialista:

Elementos básicos

Apesar de haver uma grande quantidade de possibilidades para decorar uma sala de estar, existem alguns elementos que não podem faltar nela de jeito nenhum.

Assim, quando for montar esse ambiente na sua casa, não se esqueça de itens como sofá, cortinas para as janelas e uma boa iluminação.

Objetos como um tapete, algumas almofadas e plantas também são essenciais para dar aquele toque a mais no cômodo.

Otimizando a sala de estar

Além dos já conhecidos móveis planejados, que podem otimizar os espaços, a inserção de peças ‘dois em um’ costuma ajudar a resolver a vida dos moradores.

“Um pufe pode fazer às vezes de uma mesa de centro ou servir como assento em ocasiões específicas”, exemplifica Andrea.

Certos objetos da sala de estar, como o pufe, podem ter mais de uma função
Certos objetos da sala de estar, como o pufe, podem ter mais de uma função (Crédito: Shutterstock)

Tornando tudo mais prático

Para tornar a manutenção do dia a dia simplificada, materiais de fácil limpeza devem ser priorizados na sala de estar. É o caso dos tecidos impermeáveis para sofás, poltronas e cadeiras ou da aplicação do porcelanato nos pisos, que tornam tudo muito mais prático de limpar.

O que definir antes de montar a sala de estar?

Existem questões que precisam ser definidas antes de se montar uma sala de estar, para que se tenha um bom planejamento. São eles:

1.     Layout: de acordo com Andrea, todas as decisões precisam ser tomadas depois de já se ter o layout do projeto em mãos. Esse ‘preview’ abrange tanto a configuração pretendida quanto as medidas de cada coisa, assegurando harmonia e funcionalidade ao ambiente. “Não podemos abrir mão de manter uma circulação confortável entre o mobiliário e o ‘diálogo’ nas escolhas realizadas, que envolvem tanto as peças em si como tecidos, materiais e formatos, entre outras questões”, explica a arquiteta.

2.     Paleta de cores: na sequência indicada pela especialista, estabelecer a paleta de cores também é fundamental para que a montagem da sala de estar possa começar.

3.     Elementos: a seleção dos elementos também é determinante nesse momento. Assim, segundo Andrea, analisar as necessidades e as funções desejadas é uma ótima forma para não errar. Ou seja, questões como a frequência em que os moradores pretendem receber convidados ou quanto tempo eles passam assistindo TV podem influenciar na disposição dos elementos pela sala de estar.

4.     Decoração: após definir os elementos básicos, a orientação é seguir para escolha dos itens decorativos que fazem a diferença, mas que não são tão essenciais para as atividades realizadas na sala de estar. “Na conversa com os meus clientes, procuro compreender quais são as sensações almejadas para a sala de estar. São esses desejos que nos auxiliam a trazer os objetos certos”, descreve a arquiteta.

5.     Iluminação: como a luz consegue criar a atmosfera sonhada para um ambiente, também é muito importante defini-la logo. A especialista sugere recursos como sancas de LED e a disposição de peças com lâmpadas AR70 focadas em aparadores, mesinhas e outros objetos.

A iluminação é um elemento muito importante para uma boa sala de estar
A iluminação é um elemento muito importante para uma boa sala de estar (Crédito: Shutterstock)

Fonte: Andrea Camillo, arquiteta.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Beleza

O batom vermelho é um dos que ficam mais aparentes quando você borra na hora de passar, mas tem como usar ele sem esse...

Estilo de Vida

Alguns salmos poderosos podem te ajudar a ter mais dinheiro e prosperidade na vida; conheça alguns e ponha as orações em prática

Beleza

Algumas maquiagens podem ficar ruins antes mesmo da data de validade; descubra como saber se a make já está estragada