Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Saiba como enxugar sua louça da forma mais correta - Shutterstock
Saiba como enxugar sua louça da forma mais correta

Casa & Decor

Será que você está enxugando a louça de forma errada? Descubra!

Especialista explica se o mais correto é deixar a louça secar naturalmente ou usar o pano de prato para enxugá-la

Algumas pessoas lavam a louça e deixam todos os itens secarem sozinhos no escorredor. Outras preferem enxugar tudo com um pano de prato para tornar o processo mais rápido. E aí, qual a forma certa afinal? Roberto Figueiredo, mais conhecido como Dr. Bactéria, explica!

Segundo o embaixador da EsfreBom, o mais adequado mesmo é deixar os itens secarem naturalmente. Isso evita que alguma partícula do pano, bactéria ou sujeira acumulada nele passe para os pratos, talheres, copos e outros utensílios de cozinha que, mais tarde, serão utilizados para lidar com a comida que você vai ingerir.

Entretanto, em cozinhas com pias menores, deixar tudo ali secando por um tempo pode ser complicado. Nesses casos, o especialista recomenda substituir o escorredor por uma alternativa mais rápida, os chamados “tapetes de louça” ou “panos escorredores de louça”.

Eles servem para colocar os itens em cima após lavar e absorver toda a água deles de forma ágil. “Vale ressaltar que esse produto precisa ser higienizado e seco após cada uso”, alerta o Dr. Bactéria.

Em ocasiões nas quais é realmente necessário usar o pano de prato para conseguir guardar a louça imediatamente, ele pode ser uma opção. Porém, é preciso ter atenção a alguns detalhes.

Dicas para usar o pano de prato corretamente

Como já explicado, sujeiras, bactérias ou até pequenos pedaços do pano de prato podem acabar passando para a louça. Por isso, quando for necessário usá-lo, ele deve ser trocado constantemente e mantido em locais arejados e longe de gorduras e sujidades. Precisa também estar sempre seco e limpo.

O Dr. Bactéria também sugere buscar pelos materiais mais seguros. “Os panos com íons de prata em sua composição possuem capacidade de reduzir até 99,9% das bactérias presentes no tecido, então são uma ótima opção”, comenta.

De acordo com o profissional, para ter certeza de que a louça ficará livre de sujidades e bactérias, é preciso investir ainda em todo um kit, não apenas no pano correto. “É preciso ter esponjas compatíveis com os itens mais utilizados em casa e um rodo que consiga puxar toda a água que se acumula na pia, evitando que a louça absorva o cheiro de água parada, por exemplo”, diz.

Mais notícias como essa

Saúde

Cobertores, casacos e blusas mal higienizadas podem provocar crises de rinite e outras alergias respiratórias

Amor e Sexo

Levantamento realizado pelo aplicativo de relacionamentos happn apontou as regiões do Brasil onde as pessoas dão os melhores beijos

Receitas

Ama um café coado quentinho de manhã? Então descubra como deixá-lo ainda mais perfeito com essas dicas simples

Comportamento

Psicanalista analisa estupro matrimonial exposto no “Casamento às Cegas” e explica os sinais desse tipo de violência dentro do relacionamento