Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Conheça todos os cuidados para adquirir um bom tecido de sofá
Conheça todos os cuidados para adquirir um bom tecido de sofá - Foto: Shutterstock

Casa & Decor

Tecido do sofá: confira as principais dicas para acertar na escolha

Especialistas ensinam como adquirir a peça ideal, considerando a especificidade do ambiente e os cuidados com a manutenção

O estofado é um móvel indispensável em qualquer sala de estar. É nele que relaxamos, recebemos os amigos, assistimos séries, lemos um bom livro… Portanto, ele merece toda a nossa atenção, principalmente o tecido do sofá. Afinal, não são raros os pequenos acidentes envolvendo líquidos, não é mesmo?

Para não se preocupar com nenhum inconveniente e ter a garantia de um revestimento lindo e durável, os especialistas Elizabete Cristina Ambiel Serpa e Ricardo Gomide reuniram algumas recomendações para a compra e manutenção do sofá. Confira:

Por onde começar

Antes de escolher o seu sofá novo, você deve pensar no espaço onde ele será colocado, não só pelo tamanho, mas também porque cada ambiente pede um tipo de tecido diferente

As varandas e áreas abertas, por exemplo, estão sujeitas à incidência direta do sol e, por isso, exigem tipos com alta resistência ao desbotamento. Além disso, é essencial que o modelo atenda requisitos de qualidade que refletem na sua durabilidade, tais como:

  • Resistência à abrasão, ou seja, o quanto o tecido aguenta o desgaste do atrito do seu uso, e ao pilling, também conhecido como a formação daquelas bolinhas indesejadas na superfície;
  • Solidez da cor à luz e ao esfregamento;
  • Gramatura e estabilidade com encolhimento reduzido após lavagens.

Para quem encomendar a execução do sofá?

A contratação do tapeceiro, profissional indicado para executar e reformar o estofado, é crucial e merece todo rigor. “Pedir sugestões em lojas especializadas em tecidos para decoração é a melhor maneira de fugir de problemas indesejados”, afirma Serpa. 

No entanto, como cada tecido possui um material e confecção específicos, é importante ter cautela na seleção do profissional. “Solicitar informações sobre os diferentes tipos de tecidos, acabamentos e aplicações nas butiques experts também é uma ótima pedida”, alerta Gomide.

Atenção às crianças e os pets

Para quem tem crianças ou animais de estimação, o cuidado com o tecido do sofá deve ir além da manutenção do dia a dia, segundo os especialistas. Isso porque alguns materiais e acabamentos usados no móvel podem ser nocivos à saúde

Por isso, eles recomendam pesquisar por fornecedores que trabalhem com produtos certificados a fim de evitar quaisquer problemas ao bem-estar da família. 

Em relação à durabilidade e à limpeza, a orientação é eleger tecidos com maior resistência à abrasão, aliado a um acabamento de alta performance contra manchas de sujeira que prolongam a vida útil.

É preciso impermeabilizar?

Segundo os especialistas, hoje o mercado oferece soluções mais modernas e de alta performance contra manchas e sujeiras, como os sofás com tecido impermeabilizado. Porém, eles destacam que impermeabilizar o tecido quando ele já está aplicado no móvel acarreta a perda de sua garantia e não impede marcas de determinados líquidos, como café e vinho.

Outro aspecto é que o produto perde eficiência rapidamente. Por ser uma técnica manual, a aplicação pode se concentrar irregularmente mais em algumas partes do que em outras. Além disso, a secagem, por ser feita com uma ferramenta que aquece em temperatura não controlada, também pode causar danos ao estofado. “Fora que nem todo tecido pode ser impermeabilizado, pois existem opções incompatíveis com o processo ou com o produto”, explica Gomide.

Como manter o sofá sempre novo?

É fundamental seguir a orientação do fabricante, assim como os símbolos de cuidados de conservação, presentes nas etiquetas. Para cada tipo de tecido existe um processo de limpeza recomendado, que vai ajudar na conservação e evitar danos. Entre os erros mais frequentes, estão o uso de produtos de limpeza com agentes químicos muito fortes ou alvejante na composição, além de tentar remover manchas com escova ou esponja abrasiva.

Na dúvida, procure um especialista

O tecido do sofá é um detalhe que pode fazer toda a diferença na sua sala de estar. Por isso, na dúvida, consulte um especialista para que ele possa indicar o modelo ideal para a sua casa. “A ajuda de um profissional (arquiteto ou designer de interiores) é sempre o caminho ideal para fazer a melhor escolha”, finaliza Gomide.

Fonte: Ricardo Gomide e Elizabete Cristina Ambiel Serpa, gerente comercial e CEO da Dino Zoli Brasil, respectivamente.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Influenciadora mística Nanda Silveira explica o que pode atrapalhar a Lei da Atração e dá algumas dicas para você conseguir atrair o que pensa

Beleza

Corte curto e cheio de movimento é tendência entre celebridades; conheça o choppy bob e saiba como utilizar

Saúde

Especialista alerta sobre as doenças inflamatórias intestinais e a importância do diagnóstico precoce

Receitas

Se o seu bolo ficou seco demais, assou mais do que o esperado ou até ficou solado, pode ser possível reaproveitá-lo de alguma forma