Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
limpeza de tênis branco
Limpar tênis branco não é uma tarefa fácil, mas alguns truques podem ajudar - (Créditos: Shutterstock)

Casa & Decor

Tênis branco: aprenda a limpar os seus de uma maneira fácil

Limpar um tênis branco nem sempre é tarefa fácil, mas alguns truques caseiros podem ajudar a salvar a aparência desse calçado

O tênis branco já se tornou um item indispensável em qualquer guarda-roupa, não é mesmo? Você com certeza deve ter um par no armário. O problema é que, apesar de ir bem com basicamente tudo, o calçado fica sujo muito fácil, além de amarelar com o tempo. Por isso, limpá-lo, muitas vezes, pode ser uma tarefa estressante. 

Felizmente, existem algumas soluções caseiras que podem facilitar a limpeza dos tênis brancos. Mas tenha atenção ao tipo de material do seu calçado, pois, dependendo do produto que você utilizar nele, pode acabar danificando a aparência do seu tênis e nós não queremos isso, certo? 

Para te ajudar com isso, separamos abaixo quais produtos e técnicas são mais adequadas para cada tipo de material, com dicas da personal organizer Valéria Albernaz. Assim, seus tênis brancos estarão sempre limpinhos e bem preservados.

Como limpar tênis branco
O material do tênis deve ser levado em consideração na hora da limpeza – (Créditos: Shutterstock)

Como lavar tênis branco de couro e tecido?

Materiais como couro e tecido podem receber misturas com bicarbonato de sódio. No entanto, remova o produto na sequência. Os modelos de tecido, como lona, podem ser lavados. Já os de couro precisam de uma atenção especial: como é um material que não deve ser molhado, a dica é retirar a mistura com um pano branco úmido. 

Dessa forma, misture em um recipiente duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio com uma colher de sopa de detergente neutro e duas colheres de sopa de água morna. Faça uma pastinha com os ingredientes e esfregue em todo o calçado com auxílio de uma escova de dentes velha. Retire totalmente o produto em seguida. 

Outra opção é adicionar uma colher de sopa de água oxigenada à mistura, junto de uma colher de sopa de água e duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Assim como na receita anterior, misture todos os ingredientes até virar uma pastinha e esfregue em todo o calçado. Deixe agir por cinco minutos e retire completamente. 

Como lavar os de camurça?

O bicarbonato de sódio não deve ser utilizado na limpeza dos tênis de camurça, pois pode desbotar o material. O recomendado é retirar a maior parte de poeira do tênis e lavá-lo com detergente neutro e o auxílio de uma pequena escova. Porém, é melhor lavá-los por completo, viu? Isso porque, ao molhar somente uma parte, pode acabar manchando o calçado. Depois, deixe o tênis secar na sombra.

E aí, curtiu as dicas? Então confira essa e outras dicas importantes na hora de higienizar seu tênis branco no vídeo abaixo:

Fonte: Valéria Albernaz, personal organizer.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Especialistas falam sobre as causas do transtorno afetivo sazonal e explicam como lidar com esse problema

Beleza

Especialista explica quais são os tipos de base que existem no mercado e como escolher o produto ideal para a sua pele

Comportamento

Atividades garantem a diversão e auxiliam no aprendizado dos pequenos durante esse período em casa

Pets

Especialista explica como o treinamento de filhotes pode ajudá-los a ter uma melhor socialização e um desenvolvimento saudável