Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Tons terrosos: saiba como utilizar essa paleta de cores na decoração
Os tons terrosos aliam sofisticação e aconchego na decoração - Foto: Shutterstock

Casa & Decor

Tons terrosos: saiba como utilizar essa paleta de cores na decoração

Os tons terrosos são versáteis e tornam os ambientes ainda mais acolhedores e agradáveis; veja exemplos!

A época outono/inverno faz surgir diversas tendências, inclusive na decoração. Os tons terrosos, por exemplo, são a grande aposta para este ano. As cores, que advém da terra, como vermelhos, rosáceos queimados, alaranjados, marrons acinzentados e arenosos, podem ser aplicadas desde a mobília até o acabamento. 

A arquiteta Patricia Penna, responsável pelo escritório de arquitetura e design que leva seu nome, explica que a potencialidade dos tons está, principalmente, na ligação sensorial e na atmosfera que ajudam a criar. “Estas cores estão relacionadas ao natural”, aponta. “Logo, se conectam com a experiência que o olhar para a natureza nos transmite, como acolhimento, paz, serenidade, introspecção e assim por diante”, caracteriza ela.

Em um período em que as pessoas buscam se sintonizar com os princípios de uma vida mais leve, em ambientes onde seja possível descomprimir o olhar das telas e da velocidade da tecnologia, os tons terrosos vão além de uma tendência sazonal. Se exaltam como uma paleta acolhedora para transformar um imóvel em um verdadeiro lar. 

Paleta versátil

De acordo com a arquiteta, os tons terrosos combinam com todos os cômodos, sobretudo, em livings e salas de estar, uma vez que a sensorialidade das cores transmite o aconchego característico das cores quentes e naturais. 

“Em quaisquer ambientes funcionam bem, desde que em harmonia com a proposta”, esclarece ela. “Quartos e salas ficam superaconchegantes e uma cozinha se apresenta com um visual bastante atual”, completa.

Por isso, as composições com os tons terrosos são indicadas para os mais diferentes espaços como home office, salas de jantar e dormitórios. Confira, a seguir, diversas aplicações com essa base cromática e inspire-se!

Sala de jantar

Na sala de jantar, as cores terrosas garantem um ambiente elegante, ideal para receber e confraternizar em jantares e almoços.

Tons terrosos trazem mais sofisticação à sala de jantar
Tons terrosos trazem mais sofisticação à sala de jantar – Foto: Divulgação / Leandro Moraes

Escritórios

No home office e escritórios, os tons terrosos também são bem-vindos, pois estimulam o foco. As cores podem ser usadas tanto na tapeçaria, quanto em parte da mobília.

Invista em tons como marrom e vermelho em escritórios
Invista em tons como marrom e vermelho em escritórios – Foto: Divulgação / Leandro Moraes

Sala de estar

Os tons terrosos, quando aplicados na sala de estar, tornam o ambiente ainda mais aconchegante. Se quiser, combine-os com cores neutras como o cinza.

Os tons terrosos promovem mais conforto em salas de estar
Os tons terrosos promovem mais conforto em salas de estar – Foto: Divulgação / Leandro Moraes

Dormitórios

Em ambientes privados, como dormitórios, os tons terrosos oferecem tranquilidade. Sendo assim, utilize-os nos itens de decoração, revestimento, tapeçaria e mobília.

Os tons terrosos também combinam com tons pastéis
Os tons terrosos também combinam com tons pastéis- Foto: Divulgação / Leandro Moraes

Mais notícias como essa

Casa & Decor

Às vezes, mesmo com a faxina frequente, você pode estar cometendo outros erros que atraem a poeira para o seu lar

Receitas

Super saudável, a ora-pro-nóbis pode aparecer em chás e várias outras receitas; aprenda como consumir e absorver seus benefícios

Saúde

Endometriose é responsável por cerca de 30 a 50 % da infertilidade feminina; especialista explica os tipos de tratamento

Receitas

Com essas dicas, você vai saber como fazer um brigadeiro ainda mais delicioso, praticamente uma versão gourmet do doce