Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Saiba como usar o gelo para tirar manchas das roupas - Foto: Shutterstock / Alto Astral

Casa & Decor

Truques caseiros: 3 dicas para tirar manchas de tecidos usando gelo

Aprenda como usar gelo para tirar manchas de vinho ou café das peças de roupa de um jeito bastante simples!

Que o gelo é capaz de deixar as bebidas geladinhas e refrescantes no calor todo mundo sabe. Mas você sabia que ele também pode ser usado para remover manchas de diferentes tipos de tecido? Pois é! Ainda que existam produtos de limpeza feitos especificamente para este fim, nem sempre temos esses itens à disposição. Por outro lado, o gelo é um recurso bastante acessível.

Por isso, Pedro Castro, especialista no assunto, reuniu 3 dicas simples para tirar manchas da roupa de uma maneira fácil e sem danificar ainda mais a peça, utilizando apenas um cubo de gelo. A ação rápida pode poupar o tecido de longas horas de lavagem e molho. Confira:

Mancha de chiclete

Não há nada mais chato do que chiclete grudado na roupa, não é mesmo? Você pode até tentar puxar a goma do tecido, mas corre o risco de arruiná-lo de vez. Assim, pegue um dois cubos de gelo, coloque-os em uma sacola plástica de supermercado e, calmamente, passe em cima do chiclete.

Faça movimentos circulares repetitivos até endurecê-lo. O enrijecimento tornará o processo de remoção mais fácil. Quando o chiclete estiver “no ponto”, use uma espátula ou qualquer outro objeto sem ponta para removê-lo.

Mancha de café, chocolate ou vinho

Para os amantes de café, não existe momento certo para tomar uma xícara, né? Logo, o risco de ter respingos nas roupas é grande, porém, se isso acontecer não precisa condenar a peça, pois há salvação. 

Para isso, absorva o excesso de café com papel toalha e, depois, pegue um cubo de gelo e passe com cuidado sobre a região manchada. Porém, como o gelo pode queimar a pele, lembre-se de usar luvas para evitar acidentes. Além do café, essa dica também vale para as manchas de vinho e às de chocolate.

Manchas de batom

Às vezes a gente nem percebe quando a roupa fica suja de batom, mas acontece. Mais uma vez, o gelo é uma mão na roda para solucionar esse caso. Dessa vez, ele contará com ajuda de outro ingrediente que sempre temos em casa, o detergente.

Espalhe um pouco de detergente na mancha de batom e, em seguida, esfregue o gelo na região com cuidado até que a sujeira saia por completo. No entanto, essa dica só vale para roupas brancas!

Nunca use água quente para tirar manchas

Parece que no desespero a gente perde um pouco o raciocínio, então, aqui vai mais uma dica importante para tirar manchas de roupas: a alta temperatura faz com que as manchas fixem no tecido. Sendo assim, limpe a área com água fria imediatamente, e, se possível, use gelo.

Fonte: Pedro Castro, CEO da SnowGo, startup de gelo delivery.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Influenciadora mística Nanda Silveira explica o que pode atrapalhar a Lei da Atração e dá algumas dicas para você conseguir atrair o que pensa

Beleza

Corte curto e cheio de movimento é tendência entre celebridades; conheça o choppy bob e saiba como utilizar

Saúde

Especialista alerta sobre as doenças inflamatórias intestinais e a importância do diagnóstico precoce

Receitas

Se o seu bolo ficou seco demais, assou mais do que o esperado ou até ficou solado, pode ser possível reaproveitá-lo de alguma forma