Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Saiba como tirar fotos profissionais maravilhosas com o seu smartphone
Saiba como tirar fotos profissionais maravilhosas com o seu smartphone - Shutterstock

Casa & Decor

Quatro truques incríveis para tirar fotos profissionais com o celular

Descubra como usar profundidade, iluminação, foco e edição no smartphone para conseguir fotos profissionais no Dia Mundial da Fotografia

Hoje em dia, quem é apaixonado por fotografia não precisa mais ter todos aqueles equipamentos caros, viu? Na verdade, apenas um smartphone já pode ser o suficiente para conseguir fotos profissionais, lindas e que não perdem em nada para aquelas obtidas com uma boa câmera.

Todavia, para usufruir de fotos profissionais com seu celular, é importante que você conheça as configurações e possibilidades que o aparelho oferece.

Por isso, veja a seguir quatro truques de Dale McManus, fotógrafo e cinegrafista profissional, para aproveitar ao máximo o potencial do seu smartphone e conseguir fotos incríveis e profissionais. Confira:

Configuração da câmera do smartphone

Para conseguir fotos profissionais, é preciso que o celular esteja com algumas configurações ativadas. Assim, comece desativando o modo “Live Photo” da câmera — a função grava 1,5 segundos antes e após apertar o botão — e, além de não ser útil nesse momento, ainda vai ocupar espaço no seu armazenamento.

Em seguida, ative o HDR, ou seja, a alta faixa dinâmica, que captura múltiplas exposições na mesma foto. Esse modo combina fotos brilhantes, neutras e escuras em uma única imagem com exposição equilibrada, com destaques e sombras iluminadas na medida certa.

Por último, ative o GRID, pois esse modo será fundamental para deixar as fotos niveladas, sem correr o risco de ficarem tortas. Bem útil, né?

É possível fazer fotos profissionais incríveis com seu celular
É possível fazer fotos profissionais incríveis com seu celular (Créditos: Shutterstock)

Use o foco

O foco é um recurso essencial para obter fotos profissionais e é uma ferramenta bem simples de usar. É ele que determina a profundidade do campo de uma foto, ou seja, a sua nitidez. Muitos aparelhos já possuem um autofoco integrado que funciona perfeitamente para qualquer foto, necessário apenas usar o touchscreen.

Com isso, você pode, por exemplo, clicar na tela do smartphone para destacar apenas um objeto da foto, deixando o resto desfocado. Outra dica importante é: após focar no objeto que deseja dar destaque, é possível deslizar o dedo para cima e para baixo para ajustar a iluminação da foto.

Macrofotografia

Talvez você não saiba o que é uma macrofotografia pelo nome, mas certamente já viu uma. Afinal, uma macrofotografia é aquela que registra detalhes que às vezes não podem ser vistos a olho nu. Um exemplo disso são aquelas imagens que mostram insetos bem de pertinho, sabe?

Você pode fazer macrofotografias e fotos profissionVocê pode fazer macrofotografias e fotos profissionais com o smartphone ais com o smartphone
Você pode fazer macrofotografias e fotos profissionais com o smartphone (Crédito: Shutterstock)

Até algum tempo atrás, era preciso uma câmera profissional e uma lente especial para fazer esse tipo de foto. Contudo, atualmente já é possível fazer macrofotografias com o celular. E o melhor: é muito simples!

Posicionando a câmera na cena, toque o dedo no objeto ou no elemento mais próximo dele para focar nos detalhes que deseja capturar.

Alguns modelos da nova geração de smartphones possuem várias câmeras, permitindo um atalho ainda mais fácil: basta abrir a câmera e selecionar a opção “2”, alterando para uma lente longa. Aí é só tocar no objeto para dar destaque, pressionar o obturador e pronto!

Composição e perspectiva

A composição é o principal aspecto que faz a foto ficar com aquela cara de profissional. Isso porque, se a composição da imagem estiver ruim, nossos olhos vão demorar mais para processar todos os elementos presentes.

E para isso, não tem segredo: existem infinitas possibilidades de composição em uma foto. A escolha vai depender do que o fotógrafo quer expressar — e a perspectiva é uma boa maneira de explorar isso.

quatro tipos básicos de perspectiva que você pode começar a colocar em prática nas suas fotos profissionais. São eles: o ângulo baixo, o ângulo alto, as fotos laterais e o ponto de vista (POV). Entenda como funciona:

  • O ângulo baixo, ou seja, de baixo para cima, traz uma sensação de superioridade e grandeza para a cena;
  • Já o ângulo alto, ou seja, de cima para baixo, é bom para adicionar profundidade à foto;
  • Explorar diferentes perspectivas experimentando fotos laterais, capturadas na esquerda e direita, por sua vez, é uma maneira de diversificar a galeria de fotos;
  • Fotos em ponto de vista (POV) também são interessantes, pois trazem a perspectiva para a primeira pessoa.  
A foto em primeira pessoa é uma das possibilidades que dá para fazer com o celular
A foto em primeira pessoa é uma das possibilidades que dá para fazer com o celular (Crédito: Shutterstock)

Fonte: Dale McManus, fotógrafo, cinegrafista e criador de conteúdo na Skillshare.

Mais notícias como essa

Saúde

Tratamentos estéticos para tratar manchas e pintas escuras podem acelerar quadro de câncer de pele

Estilo de Vida

Existem várias dicas que você pode seguir para lidar com o seu karma e equilibrá-lo; descubra quais são elas

Receitas

Apesar de a batata ser vista injustamente como um “alimento que engorda”, ela pode sim ser incorporada em uma dieta saudável

Pets

Veterinária explica as razões que levam a esse comportamento e como ajudar o pet a se sentir confortável em casa