Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
A escolha das cores certas para cada ambiente pode fazer toda a diferença no estado mental e emocional dos moradores
Veja dicas para escolher cores para o quarto - Foto: Shutterstock

Casa & Decor

Cores para quarto: saiba como escolher o tom ideal

A escolha das cores certas para cada ambiente pode fazer toda a diferença no estado mental e emocional dos moradores

A escolha da paleta de cores adequada para dormitórios desempenha um papel fundamental na criação de um ambiente que reflita a personalidade e promova bem-estar aos seus ocupantes. 

Mais do que promover a beleza visual às paredes dos quartos, as cores oferecem inúmeros benefícios à saúde dos moradores, uma vez que elas têm o poder de influenciar o estado mental e emocional, além de cooperar para a criatividade humana.

“Sem dúvidas, as cores certas interferem no equilíbrio do quarto, nos ajudando em momentos de leitura, relaxamento e no sono”, pontuam as arquitetas Paula Passos e Danielle Dantas, à frente do escritório Dantas & Passos Arquitetura. 

Como escolher a melhor cor para o quarto 

Quando se trata de quartos pequenos, que podem ser de casal, crianças ou solteiros, tons claros são sinônimos de amplitude e uma melhor iluminação. As arquitetas destacam que a clássica combinação de bege e branco será sempre elegante, podendo ser aplicada como uma meia parede inferior em bege claro e a parte superior em branco, acompanhada do teto também branco.  

Cor para quarto de casal
Cor para quarto de casal – Foto: Shutterstock

Quarto de casal 

Promover um consenso entre eles é o caminho adotado pelas profissionais. “O intuito é sempre o de entregar romantismo, leveza e relaxamento”, analisa Danielle. Entre as possibilidades, o cinza é uma forte tendência para quartos de casais, já que apresenta diversas nuances e combina muito bem com outros tons. 

Para quartos pequenos, a sugestão acompanha o direcionamento de uma paleta mais clara intercalada ou na linha da monocromia. “Acompanhando as escalas pastel, como um azul clarinho ou um salmão para recobrir não só as paredes, mas inclusive a marcenaria, teremos um décor arrojado e, ao mesmo tempo, amoroso”, exemplificam as arquitetas.

Quarto feminino 

Escolher uma paleta de cores que fujam do usual rosa e branco é um meio de customizar o ambiente. Invista em combinações alternativas como verde, lilás, elementos de madeira natural ou, ainda, o mix entre o verde com toques de laranja e móveis branco. 

Cor para quarto feminino
Cor para quarto feminino – Foto: Shutterstock

Uma outra ideia é trabalhar com as paredes predominantemente brancas e adornadas com detalhes graciosos em vermelho ou uma combinação de cinza, preto e rosa. “Essas opções entregam um visual contemporâneo e que foge do trivial, mantendo a feminilidade e estilo”, destacam as arquitetas Danielle e Paula. 

Quarto masculino 

Elas também são a favor de evitar a primazia do azul e delinear alternativas como a aplicação do azul-marinho combinado com amarelo e elementos em madeira natural. “Outra alternativa que nos agrada é a mescla entre e o cinza e o laranja”, revelam as profissionais. Além disso, gostam do branco com toques de verde e o preto com detalhes em tijolinhos. 

Quarto de adolescente 

A paleta precisa seguir a personalidade do adolescente, pois essa é uma fase em que o jovem busca expressar sua individualidade. “Cores ousadas podem ser exploradas, mas é essencial manter uma base branca para não sobrecarregar o ambiente”, explica Paula Passos. 

Para esses dormitórios, as nuances de verde, desde as mais vibrantes até as mais sutis, permitem a harmonia com o branco, azul e terracota, entregando combinações fortes e equilibradas. O laranja mais fechado também pode entrar em cena, desde que alinhadas com técnicas de meia parede ou faixas. 

“A cor ajuda na concentração durante a leitura e o estudo”, pontua Danielle. Mas se o morador for da linha minimalista, a mescla entre o branco e o bege oportuniza ambientes calmos e serenos. 

Melhores cores para quarto do bebê 

Segundo a cromoterapia – prática terapêutica que utiliza cores para promover o equilíbrio do corpo e da mente –, gradientes mais claros e refrescantes favorecem a intuição e o raciocínio. Junto com o azul, a aplicação do bege é clássica e o verde pode ser trazido por sua capacidade de acalmar e realizar a conexão com a natureza. 

Cor para quarto de bebê
Cor para quarto de bebê – Foto: Shutterstock

“Uma proposta interessante é pintar o teto com um verde suave, enquanto as paredes podem apresentar um tom ligeiramente mais escuro. Com essa ideia, é indicado que armários e cortinas sejam brancos”, acrescentam. 

Além das opções mencionadas, o amarelo é bem-vindo, desde que revelados em leitura suave. Ademais, uma grande tendência é a utilização de papéis de paredes com referências ao mundo animal, natureza ou outras estampas.  

Pinturas especiais complementam a decoração 

De acordo com Paula e Danielle, as diversas técnicas de pinturas e desenhos como listras, padrões geométricos, degradê, meia parede, orgânicos e círculos, entre outros, são possibilidades a serem exploradas para transformar os quartos.  

Diferentes padrões e estilos de pintura oferecem vantagens distintas. Listras verticais, por exemplo, cooperam para ampliar a percepção de altura, enquanto as listras horizontais tornam o ambiente mais espaçoso. 

O xadrez, quando usado com fundos mais escuros, provoca uma atmosfera intimista e requintada. “Investir em pinturas especiais integra o ambiente ao projeto geral, conferindo uma identidade única e evitando que o cômodo pareça genérico ou comum”, observam as arquitetas. 

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Especialista ensina como aplicar a neurociência no seu dia a dia para aumentar a sua disposição e melhorar a sua produtividade

Receitas

Nada mais decepcionante do que fazer um bolo e ele murchar, não é mesmo? Descubra como não passar mais por isso

Receitas

Fazer uma tapioca deliciosa como aquelas de café da manhã de hotel é possível; basta saber de alguns truques especiais

Beleza

Tendência tenta imitar a aparência das bochechas à luz do entardecer; veja passo a passo para usar a maquiagem