Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Descubra como conseguir o hábito de leitura
Descubra como conseguir o hábito de leitura - Shutterstock

Comportamento

Dia Mundial do Livro: 6 dicas para desenvolver o hábito de leitura

Quer ler mais, mas tem dificuldade em tornar isso uma rotina? Algumas dicas podem te ajudar a ganhar esse hábito de leitura mais facilmente

A leitura é extremamente benéfica em todas as fases da vida. Desde a infância, ela estimula coisas como a criatividade, a empatia, o respeito e o raciocínio. Na vida adulta, além desses, ainda há benefícios ligados à proteção contra doenças neurodegenerativas. Isso sem contar o entretenimento e a diversão que essa atividade pode trazer.

Entretanto, algumas pessoas, por mais que gostem de ler ou queiram começar essa prática com mais frequência, não conseguem desenvolver o hábito de leitura. Às vezes, parece faltar tempo ou os livros não prendem a pessoa o suficiente para que ela tenha vontade de continuar.

Então, no caso dessas pessoas, é impossível começar a ter esse hábito tão benéfico para a saúde? Não é bem assim! Com perseverança e a ajuda de algumas dicas, dá para, aos poucos, tornar a leitura uma rotina.

Confira 6 dicas nesse sentido nesse Dia Mundial do Livro (23 de abril) a seguir:

Reserve um tempo para ler todos os dias

Muitas vezes, por não conseguirem, em meio à rotina agitada, arrumar um tempo grande para ler, as pessoas acabam desistindo dessa atividade. Todavia, se você separar um tempinho todos os dias para isso, mesmo que sejam apenas 10 ou 15 minutos, vai ser mais fácil se dedicar e manter o hábito.

A quantidade de tempo pensada para isso vai depender de como é o seu dia a dia. Trace metas possíveis, para não se frustrar. Com o tempo, você vai naturalmente começar a separar mais tempo da sua rotina para a leitura.

Descubra assuntos interessantes para você

Não tente ler de cara os clássicos ou aqueles livros mais complicados e com linguagem difícil. Procure por assuntos que gosta. Se for ler ficção, pense nos tipos de história que costuma curtir em outros meios e veja se elas são de romance, fantasia, suspense, mistério etc. Já para livros de não-ficção, vá nos de assuntos que te interessem muito.

Sempre termine o capítulo

Há momentos nos quais não há como e acaba sendo necessário parar no meio de um capítulo. Porém, sempre que possível, não faça isso. Essa pausa pode fazer você ficar confuso e não compreender tão bem quando voltar á história, o que vai fazer você pensar que o livro é difícil e talvez até desistir dele.

Resuma o que leu

Se a sua dificuldade é porque não consegue assimilar o que acabou de ler e acaba esquecendo tudo, essa pode ser a solução. Escrever um resumo do que leu (principalmente se for à mão) fortalece a memorização.

Comece por livros mais curtos

Sabe quando você está lendo aquele livro enorme e, depois de dias, vê que ainda não chegou nem na metade? Isso pode desmotivar, ainda mais no caso de leitores iniciantes. Em vez de já ir direto para essas obras maiores, começe por aquelas com menos páginas e linguagem mais simples.

Uma dica, se você curtir, é começar por contos ou crônicas.

Descubra o seu formato de leitura preferido

Por mais que muitos leitores prefiram o livro de papel, por quererem tê-lo em formato físico, folhear suas páginas, sentir o cheiro etc., esse pode não ser o seu caso. Tem quem se adapte melhor aos e-books ou até aos audiobooks, e descobrir se esse é o seu caso é um passo importante para conquistar o hábito de leitura.

Mais notícias como essa

Saúde

Tratamentos estéticos para tratar manchas e pintas escuras podem acelerar quadro de câncer de pele

Estilo de Vida

Existem várias dicas que você pode seguir para lidar com o seu karma e equilibrá-lo; descubra quais são elas

Receitas

Apesar de a batata ser vista injustamente como um “alimento que engorda”, ela pode sim ser incorporada em uma dieta saudável

Pets

Veterinária explica as razões que levam a esse comportamento e como ajudar o pet a se sentir confortável em casa