Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
O câncer de mama também impacta a saúde emocional da mulher
O câncer de mama também impacta a saúde emocional da mulher - Foto: Shutterstock

Comportamento

Acolhimento e cuidado fazem a diferença na luta contra o câncer de mama

Apoio da família, amigos e suporte dentro do ambiente de trabalho são essenciais para as pacientes que enfrentam o câncer de mama

Descobrir o câncer de mama costuma causar muitas dúvidas, medos e incertezas nas mulheres. Por isso, ter uma rede de apoio nesse momento tão delicado é extremamente importante para encarar a doença e superá-la.

“Quando recebemos um diagnóstico como este é preciso ser forte. É preciso, na verdade, ser muito forte”, avalia Cynthia Nadja de Oliveira, diagnosticada com um nódulo na mama esquerda, em março de 2020.

Cynthia Nadja de Oliveira celebra as vitórias na batalha contra a doença
Cynthia Nadja de Oliveira celebra as vitórias na batalha contra a doença – Foto: Divulgação

Na época, a pandemia de Covid-19 estava no início e, em razão das medidas de isolamento social, Cynthia teve que se distanciar da família e dos amigos. Mas isso não impediu que ela recebesse o acolhimento que precisava.

“Foi, sem dúvida, o momento mais difícil desta jornada. Tinha o diagnóstico em mãos e precisava compartilhar com as pessoas mais importantes da minha vida. Precisei de muita resiliência para dividir essa dor com a minha mãe e as minhas irmãs, sem poder abraçá-las”, conta.

Apoio de todos os lados

De acordo com Cynthia, o suporte e a assistência que encontrou no ambiente de trabalho também foram determinantes para o sucesso na luta contra o câncer de mama, que é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil.

“Quando comuniquei o diagnóstico recebi um apoio importante do time de gestão de pessoas e isso foi fundamental para que eu me sentisse acolhida, cuidada e protegida. Me senti forte e também privilegiada diante de tanto carinho para superar os desafios que ainda estavam por vir”, relata.

Suporte ajudou no tratamento contra o câncer de mama

Hoje, mais de dois anos depois do começo do tratamento, Cynthia conta que foi submetida a quatro cirurgias: retirou a mama afetada, esvaziou a axila, fez harmonização da mama direita e implantou um expansor no seio afetado e, em novembro do ano passado, iniciou o tratamento oncológico com medicação oral.

Contudo, ela destaca que a vitória sobre a doença só foi possível graças ao suporte emocional que recebeu dos médicos, da família e dos colegas de empresa. “Eles estiveram comigo nos momentos difíceis e também estão ao meu lado hoje”, finaliza.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Se você tem sentido a falsidade das pessoas ao seu redor te afetando, experimente esses rituais poderosos contra isso

Amor e Sexo

Urinar após o sexo, evitar preservativos com aromas e outras práticas podem ajudar no combate à doenças e desconfortos

Beleza

Algumas vitaminas garantem o fortalecimento e o crescimento saudável dos cabelos que sofrem com a queda

Saúde

O TikTok está cheio de vídeos de pessoas recomendando receitas de água saborizada; mas será que ela faz bem mesmo?