Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Veja dicas e inspire-se para começar bem o ano de 2023
Veja dicas e inspire-se para começar bem o ano de 2023 - Foto: Shutterstock

Comportamento

Ano novo: 5 atitudes positivas para começar bem 2023

Especialista revela dicas para quem deseja adquirir novos hábitos e começar o ano novo de maneira mais leve

O começo de um novo ano é sempre um momento de reflexão, onde as pessoas param para repensar em seus projetos e definir seus planos e metas para o futuro. Mas, além disso, esse também é o período de rever e até mudar certos hábitos e atitudes no dia a dia.

Por isso, consultamos a piscoterapeuta Adriana Weitzel, que nos deu algumas dicas que podem te ajudar a entrar com o pé direito em 2023. Confira:

1. Faça um balanço pessoal

Avalie sua vida no ano anterior e observe o que te impediu de conquistar ou viver aquilo que desejava. “Identifique quais objetivos foram alcançados, o que te fez feliz e o que faltou ser conquistado ou vivido. Comemore cada passo que você deu, agradeça”, diz Weitzel. 

2. Defina seus projetos

Ter objetivos é parte importante da vida de qualquer pessoa, pois é o que nos motiva a viver e superar desafios. Sendo assim, a profissional recomenda elaborar uma lista de projetos para serem realizados nos próximos meses.

“Lembre-se de objetivos possíveis e pense como posso alcançá-los. Crie um plano e fracione os objetivos em pequenas metas”, orienta a especialista.

3. Desenvolva suas habilidades

Após colocar seus planos no papel, mapeie quais habilidades você precisa desenvolver para alcançar todos os seus projetos. “Por exemplo: ‘quero encontrar um amor e viver um relacionamento feliz, mas sou tímida, então, o que fazer?’ Essa pessoa precisará desenvolver habilidades sociais e emocionais para tornar esse objetivo possível”, comenta.

4. Invista no autocuidado

Cuidar de si mesma deve ser sempre uma prioridade, e isso não é egoísmo, viu? Até porque você só conseguirá cuidar das outras pessoas, se estiver bem. Assim, faça terapia e conheça o seu interior, como sugere a especialista. “Cuide dos seus pensamentos, desenvolva o amor próprio, se acolha mais, se julgue menos, pare de se comparar com os outros e busque evoluir”, aconselha. 

5. Aproveite seu tempo

O tempo é o recurso mais precioso que temos, mas com uma vida repleta de compromissos, nem sempre conseguimos valorizá-lo. “Às vezes, só pensamos nas obrigações e vivemos no piloto automático. Com isso, a vida vai passando sem aproveitarmos o que é mais importante: o nosso tempo”, lembra Weitzel. 

Assim, ela propõe separar um tempo neste novo ano para viver momentos prazerosos ao lado das pessoas que gosta, compartilhando experiências e programas diferentes. “Viaje mais, veja os amigos, tenha mais contato com a natureza, curta quem você ama e faça o que te deixa feliz”, conclui. 

Fonte: Adriana Weitzel, psicoterapeuta.

Mais notícias como essa

Receitas

Super saudável, a ora-pro-nóbis pode aparecer em chás e várias outras receitas; aprenda como consumir e absorver seus benefícios

Casa & Decor

Às vezes, mesmo com a faxina frequente, você pode estar cometendo outros erros que atraem a poeira para o seu lar

Saúde

Endometriose é responsável por cerca de 30 a 50 % da infertilidade feminina; especialista explica os tipos de tratamento

Receitas

Com essas dicas, você vai saber como fazer um brigadeiro ainda mais delicioso, praticamente uma versão gourmet do doce