Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Apesar de nem sempre ser fácil, saber dizer não é importante
Apesar de nem sempre ser fácil, saber dizer não é importante (Crédito: Shutterstock)

Comportamento

Aprenda a dizer não com essas 5 dicas

Especialista lista passos importantes para aprender a dizer não e impor limites saudáveis nos relacionamentos

Você sabia que muitas situações abusivas podem ser evitadas se, lá no começo da relação, você souber dizer não para a pessoa? Isso vale para amizades, relacionamentos amorosos, familiares e até profissionais.

Porém, ainda que importante, nem sempre é uma tarefa fácil dizer não. Muitas vezes, mesmo não concordando com aquilo ou não podendo — e nem querendo! — fazer o que foi pedido, acabamos cedendo. Isso porque negar costuma parecer egoísmo.

Segundo Diana Bonar, especialista em comunicação não-violenta e gestão de conflitos, impor limites saudáveis é necessário e, para isso, o senso de valor próprio pode ajudar. “É não aceitar qualquer tipo de tratamento, buscar defender sua autonomia e autoconhecimento, e ter atitudes assertivas para impor suas barreiras de proteção”, explica.

5 passos para dizer não

Pensando na importância do autoconhecimento para se manter longe de relações abusivas, a especialista listou 5 passos para aprender a dizer não de uma vez por todas. Confira:

  1. Observe o que você está sentindo. Sentir tristeza ou confusão com muita frequência não é um bom sinal, viu?
  2. Conheça suas necessidades. Tenha consciência sobre aquilo que é importante para você e até se pergunte: do que eu realmente preciso e quais são os meus valores?
  3. Já de início, mostre sua barreira de proteção. Afinal, ela mostra o que você tolera. Assim, quando esse limite for tocado, cabe a você comunicar a outra pessoa.
  4. Seja coerente com seus valores. Dessa forma, se você já comunicou que não permite tal atitude e, mesmo assim, aconteceu de novo, é hora de sair de cena!
  5. Invista em você acima de tudo. Ou seja, leia livros, assista vídeos, faça cursos. Assim, estará fortalecendo sua autoestima, amor-próprio e autoconhecimento.

Fonte: Diana Bonar, especialista em comunicação não-violenta e gestão de conflitos.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Beleza

O batom vermelho é um dos que ficam mais aparentes quando você borra na hora de passar, mas tem como usar ele sem esse...

Estilo de Vida

Alguns salmos poderosos podem te ajudar a ter mais dinheiro e prosperidade na vida; conheça alguns e ponha as orações em prática

Pets

Será que o condomínio tem o poder de impedir que haja cachorros em seus apartamentos? Tire essas e outras dúvidas