Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Traga as vantagens da leitura para seus filhos com uma biblioteca em casa
Traga as vantagens da leitura para seus filhos com uma biblioteca em casa - Shutterstock

Comportamento

Biblioteca em casa: monte uma para os pequenos com essas dicas

Incentivar a leitura desde a infância é muito importante, e uma das formas de fazer isso é criando uma pequena biblioteca em casa

A leitura é de extrema importância para as crianças. Essa atividade aumenta a concentração, desenvolve a criatividade, aumenta o vocabulário, ajuda no aprendizado da escrita, entre outros benefícios. Porém, não vale apenas esperar que os pequenos decidam gostar de ler sozinhos: é preciso que os pais incentivem isso.

Existem algumas formas de incentivá-los. Os pais podem ler para as crianças, ser um exemplo e até montar uma pequena biblioteca em casa com as obras para a criança. Essa última opção é bem interessante para que os pequenos possam pegar os livros que quiserem quando desejarem.

Segundo Laura Vecchioli do Prado, coordenadora editorial de literatura e informativos, é legal que essa biblioteca tenha uma parte física e outra digital. “A maior vantagem de montar uma biblioteca online e uma offline é dar a crianças e jovens a oportunidade de ter acesso a livros em qualquer situação ou local: tanto em casa quanto fora dela”, afirma a especialista da SOMOS Educação.

A leitura online ainda é uma forma de utilizar as telas, tão presentes no dia a dia, para algo positivo. Todavia, a especialista só recomenda livros digitais para crianças acima de dois anos de idade. “Para as menores, o ideal é comprar obras físicas. Assim, o bebê vai começar a entender o que é um livro e se sentir estimulado com diferentes formas e texturas”, afirma Laura.

Dicas para escolher os livros

Na hora de escolher as obras literárias para a biblioteca em casa dos pequenos, Laura Vecchioli explica que o importante é a variedade. Escolha diferentes autores, ilustradores, temas, gêneros textuais, número de páginas e formatos. “Quanto maior for o leque de opções, maior será a chance de as crianças e os jovens encontrarem um ou mais livros que lhes agradem”, diz.

Outro critério é verificar, inclusive nas redes sociais, a opinião de quem já leu as obras. Isso pode te ajudar a descobrir aquelas que têm mais chance de agradar seus filhos.

Livros didáticos também podem entrar!

O objetivo principal da biblioteca para os pequenos é ter livros de literatura que possam fazer eles gostarem de ler. Isso não quer dizer que você não possa incluir uma seção de consulta. Julio Cesar Santos, gerente editorial da SOMOS Educação – didáticos e plataforma par, aconselha escolher livros didáticos de diferentes componentes curriculares e séries da educação básica.

“Se for possível folhear o livro, vale verificar se a obra propõe discussões, atividades em grupo, perguntas reflexivas, variedade de textos interessantes de artigos de jornais, revistas, poemas, etc.”, sugere. Outra recomendação é conferir se os autores são referências em suas áreas e se a editora tem tradição, além de observar a avaliação do livro em sites de e-commerce.

De acordo com o especialista, ainda é interessante verificar se o livro tem algum indicativo, por meio de selo ou nas referências bibliográficas, de que está de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Especialista ensina como aplicar a neurociência no seu dia a dia para aumentar a sua disposição e melhorar a sua produtividade

Pets

Médica-veterinária explica como o estilo de vida e a castração, por exemplo, influenciam em quanto tempo vive um gato

Receitas

Nada mais decepcionante do que fazer um bolo e ele murchar, não é mesmo? Descubra como não passar mais por isso

Receitas

Fazer uma tapioca deliciosa como aquelas de café da manhã de hotel é possível; basta saber de alguns truques especiais