Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
As birras fazem parte do desenvolvimento das crianças
As birras fazem parte do desenvolvimento das crianças - Foto: Shutterstock

Comportamento

Birras dos filhos: especialista orienta pais a como contornar situação

Você sofre com as birras do seu filho? Entenda a causa e aprenda a lidar com esse comportamento comum entre as crianças

Muitos pais não sabem como reagir diante de birras, se o certo é brigar ou simplesmente ignorar a criança esperneando. Além disso, sempre surgem outras dúvidas como: até qual idade é normal fazer birra e por que os pequenos se expressam dessa forma?

Mas, antes de responder a essas questões, primeiro, é preciso entender o motivo por trás desse comportamento. As birras nada mais são do que uma maneira da criança expressar os seus impulsos e emoções mais fortes.

Assim, tendo em vista que esse comportamento faz parte do desenvolvimento infantil, é preciso fazer mais do que só mandá-la parar ou rejeitar a situação.

Acolhimento e diálogo são importantes para controlar birras
Acolhimento e diálogo são importantes para controlar birras – Foto: Shutterstock

Segundo a especialista em neuropsicopedagogia, Elisângela Schulz, os pais devem acolher e conversar com a criança, fazendo-a entender que há outras formas de resolver a sua frustração. 

“A maneira como a birra é tratada terá consequências futuramente, pois, como a criança ainda está em desenvolvimento, todas as formas de comunicação que ela vivencia contribuem para o seu crescimento”, avalia.

Por isso, a pedagoga orienta os adultos a dialogarem com os pequenos e incentivá-los a externar suas emoções. “A conversa é importantíssima para esse entendimento, e uma sugestão é perguntar para a criança o que ela sentiu e como isso pode ser resolvido”.

E aí, curtiu o assunto? Então veja essas e outras informações no vídeo abaixo:

Fonte: Elisângela Schulz, pedagoga, especialista em neuropsicopedagogia e professora do Colégio Semeador, de Foz do Iguaçu.

Mais notícias como essa

Casa & Decor

Às vezes, mesmo com a faxina frequente, você pode estar cometendo outros erros que atraem a poeira para o seu lar

Receitas

Super saudável, a ora-pro-nóbis pode aparecer em chás e várias outras receitas; aprenda como consumir e absorver seus benefícios

Saúde

Endometriose é responsável por cerca de 30 a 50 % da infertilidade feminina; especialista explica os tipos de tratamento

Receitas

Com essas dicas, você vai saber como fazer um brigadeiro ainda mais delicioso, praticamente uma versão gourmet do doce