Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Ciúmes: o que é e o que fazer para controlar
O ciúmes é um sinal de insegurança - Foto: Shutterstock

Comportamento

Ciúme: o que é e o que fazer para controlar

Psicóloga explica como controlar o ciúmes excessivo, problema que pode ser prejudicial aos relacionamentos

O ciúme é um sentimento normal e até saudável para os relacionamentos. Ele cumpre um papel importante no amadurecimento emocional, pois faz parte do processo de formação e manutenção dos vínculos afetivos. 

No entanto, quando o ciúme é excessivo, além de tornar o convívio difícil, favorece o fim precoce da relação. Pensando nisso, a psicóloga Jéssica Helena Vaz Malaquias dá dicas para controlar o ciúmes excessivo e evitar que ele prejudique suas relações amorosas. Confira!

O que é ciúme?

O ciúme é um sentimento de total insegurança no relacionamento. Ele é basicamente o medo de perder o seu parceiro (a) para uma pessoa que pareça mais cativante, interessante ou atraente do que você. 

Ou seja, o ciúmes geralmente aparece quando há “uma ameaça”, seja ela real ou imaginária, de que outra pessoa possa abalar a dinâmica do seu relacionamento. De acordo com Jéssica, parte disso se deve à nossa cultura que nos faz pensar que o amor é igual à posse. 

Como controlar o ciúmes

O ciúme é um sentimento que pode ser prejudicial às relações saudáveis. Para evitar que ele atrapalhe sua vida amorosa, você precisa entender suas próprias inseguranças e sua visão do que significa estar em um relacionamento. 

Além disso, é importante refletir e definir regras sobre espaço pessoal e liberdade no relacionamento, principalmente se você tem o hábito de “bisbilhotar” o celular e as redes sociais do parceiro (a). 

Avalie seu relacionamento

Outra atitude que você deve tomar para enfrentar os ciúmes e construir confiança no parceiro (a) é descobrir que tipo de relacionamento você deseja estar. Se você acha que a outra pessoa existe apenas para te fazer feliz, então você talvez precise repensar sua abordagem.

Lembre-se que seu parceiro (a) é um ser humano autônomo, assim como você. Eles não são algum objeto que você possa possuir. Aceitar isso é fundamental para tornar o seu relacionamento mais saudável.

Busque ajuda!

O ciúme pode ser bastante difícil de controlar, às vezes. Por isso, se você sente que esse sentimento está assumindo o controle de suas ações e causando problemas no seu relacionamento, não tenha medo procurar ajuda profissional. 

Fonte: Todateen

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Saúde

Hidratação ocular e proteção da luz solar são fatores importantes para manter os olhos saudáveis

Estilo de Vida

Essas simpatias para renovação poderosas vão te ajudar a conseguir um novo emprego, amor, lar ou até novas energias

Beleza

Confira dicas valiosas para obter a máxima duração e projeção de seus perfumes favoritos