Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
O Complexo de Jonas é um mecanismo de defesa que representa o receio da autorrealização
O Complexo de Jonas é um mecanismo de defesa que representa o receio da autorrealização - Foto: Shutterstock

Comportamento

Complexo de Jonas: será que você tem medo de atingir o sucesso?

Segundo psiquiatra, pessoas que sofrem do Complexo de Jonas têm receio da própria grandeza e êxito na carreira profissional

Você já teve “medo do sucesso” ou medo de atingir sua melhor versão e realizar todo seu potencial? Se sim, talvez você tenha o Complexo de Jonas. O termo foi criado pelo psicólogo, Abraham Maslow, em referência ao personagem bíblico Jonas, que tentou fugir do destino dado a ele por Deus.

De acordo com Maslow, Jonas seria o arquétipo de quem teme a autorrealização, sabotando a si mesmo e abrindo mão da própria vocação. Ou seja, este complexo se refere à pessoa que tem medo das mudanças, do sucesso, principalmente na carreira profissional.

“O que acontece é que nós somos seres imitativos e, às vezes, sair do padrão pode ser assustador. E dar espaço para a sensação de solidão e a de culpa por tanto sucesso pode levar muitas pessoas a desistirem de grandes cargos. É a chamada autossabotagem que impede de seguir em frente”, explica a médica psiquiatra Dra. Jéssica Martani.

O Complexo de Jonas impede que o indivíduo desenvolva seu próprio potencial
O Complexo de Jonas impede que o indivíduo desenvolva seu próprio potencial – Foto: Shutterstock

Complexo de Jonas e o medo de se destacar

O Complexo de Jonas ocorre, por exemplo, com pessoas que sonham em realizar grandes feitos na carreira, mas, ao alcançá-las, têm medo de estarem no topo. Isso porque cargos de destaque aumentam a insegurança e a sensação de não ter proteção do outro, do meio e da comunidade. Isso cria uma espécie de rejeição interna em aceitar aquilo que lhe está sendo oferecido e que foi conquistado.

Segundo a psiquiatra, estar em destaque significa estar sozinho, caminhar com os próprios pés em um território escondido, desabitado e inexplorado e faz nascer a sensação de perder a identidade. “Muitas pessoas se autoincapacitam involuntariamente e tendem a se defender da grandeza, do orgulho, do medo de arrogância e por não ter autoconfiança”, afirma ela.

Nesse sentido, quem está no topo precisa ter certa arrogância que é o que inspira a criação. Por outro lado, a humildade — além de não ajudar no processo criativo — pode atrapalhar o processo de subida na vida por deixar com que o sentimento de culpa tome conta até para aceitar uma promoção ou um cargo de destaque.

Caso você tenha se identificado com o problema, vale dizer que o complexo tem solução. Todo o tratamento leva em consideração a saúde mental e emocional de quem sente, além da análise do comportamento e das situações vividas. 

Fonte: Dra. Jéssica Martani, médica psiquiatra, observership em neurociências pela Universidade de Columbia e graduada pela Universidade Cidade de São Paulo.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Finanças e Empreendedorismo

Ensinar educação financeira para crianças é um passo fundamental para prepará-las para a vida adulta

Receitas

Está com medo de fazer feijoada demais ou de menos para o almoço em família? Confira dicas para acertar nisso e no sabor do...

Saúde

De acordo com estudos recentes, apenas 4% a 9% das mulheres negras recebem diagnóstico de endometriose