Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Atriz usou as redes sociais para falar sobre o seu diagnóstico; psicanalista explica os sintomas e tratamento
Taís Araújo falou sobre diagnóstico de síndrome de Fomo nas redes sociais - Foto: Reprodução / Instagram / @taisdeverdade

Comportamento

Taís Araújo diz ter síndrome de FOMO; saiba o que é

Atriz usou as redes sociais para falar sobre o seu diagnóstico; psicanalista explica os sintomas e tratamento

Na última segunda-feira (22), a atriz Taís Araújo revelou que sofre de uma síndrome relacionada ao uso de redes sociais. Trata-se da síndrome de ‘FOMO’, siglas para “fear of missing out”, ou “medo de ficar de fora” em tradução livre. 

“Eu sofro de uma coisa chamada ‘FOMO’, que é ‘fear of missing out’, que é medo de perder as coisas, perder o que está acontecendo. Tipo, vou dormir, vou perder o que está acontecendo, não posso dormir, tenho que acordar e sair desesperada, mesmo estando com sono”, publicou no Instagram. 

O problema é caracterizado pela necessidade, quase sufocante, de estar conectado e atualizado a tudo, em tempo real. Isso leva a pessoa a ficar olhando o tempo todo as redes sociais e, quando não pode, tem sintomas de abstinência, como irritação e nervosismo. 

A psicanalista Andrea Ladislau explica que a síndrome de FOMO influencia no desenvolvimento de relações com extrema dependência emocional, gerando uma verdadeira limitação da vida.

“A coisa é tão séria, que temos casos em que o sindrômico chega ao ponto de carregar diversos eletrônicos ao mesmo tempo para se precaver da falta de um deles”, aponta a profissional. 

Sintomas da síndrome de FOMO

A síndrome de FOMO reúne uma série de sintomas e complicações que impactam significativamente a qualidade de vida. Entre eles estão: 

  • Dificuldade de concentração; 
  • Desejo imenso de estar conectado a todo momento; 
  • Sensação interna de estar perdendo algo sempre que está desconectado;
  • Taquicardia;
  • Falta de ar; 
  • Ansiedade exacerbada e inquietação; 
  • Irritação; 
  • Insegurança; 
  • Crises de pânico
  • Dores de cabeça; 
  • Insônia; 
  • Alteração de apetite;
  • Depressão. 

Tratamento da síndrome

O tratamento para a síndrome de FOMO está associado a um detox digital e a desconexão e desintoxicação das redes sociais. O tratamento também inclui terapia, que irá trazer benefícios para a saúde mental, além de resgatar relações sociais e íntimas. 

“Necessário criar o hábito de fazer uma verdadeira desintoxicação das redes e do mundo virtual, se afastando por pelo 1 a 2 horas todos os dias, aproveitando para, durante o período em que estiver desconectado, fazer atividades mais prazerosas e voltadas para si, sem a necessidade da tecnologia”, orienta a psicanalista. 

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Receitas

Consumir alguns legumes com casca vai facilitar a sua vida e ainda trazer vários benefícios para o seu organismo; veja quais

Beleza

Segundo dermatologista, o cortisol, hormônio causador do estresse, acelera o envelhecimento e agrava doenças de pele

Estilo de Vida

As festas juninas começam, geralmente, a partir do dia 1° de junho, mas existem variações; confira!