Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
A culpa materna prejudica a saúde emocional das mães e impacta o relacionamento com seus filhos e parceiro
Aprenda a lidar com a culpa materna - Foto: Shutterstock

Comportamento

Culpa materna: entenda o que é e saiba como lidar

A culpa materna prejudica a saúde emocional das mães e impacta o relacionamento com seus filhos e parceiro

Entender a culpa materna e como lidar com ela tornou-se um tema essencial para as mães hoje em dia. Essa culpa aparece de várias maneiras, como se sentir que não está fazendo o suficiente pelos filhos, estar trabalhando muito ou pela forma como se conecta com eles. 

Segundo a psicóloga perinatal Rafaela Schiavo, fundadora do Instituto MaterOnline, a maioria das mães já sentiu culpa em algum momento. Ela aponta que as mães, muitas vezes, sentem mais essa culpa do que os pais, por causa do que a sociedade espera delas. 

“Muitas mães se sentem culpadas por não conseguirem atender a todas as demandas e expectativas que a sociedade e elas mesmas impõem. É quase como se a culpa fosse uma sombra que acompanha a maternidade”, avalia. 

De acordo com ela, “essa culpa não só impacta o bem-estar emocional das mães, mas também a familiar. Faz as mães se sentirem ansiosas e distantes, o que pode prejudicar a convivência com os filhos e o parceiro”. 

Como lidar com a culpa materna?

A especialista explica que muitas vezes a culpa materna surge a partir da falta de informação sobre os desafios da maternidade. Mas contar com o apoio de outras mães e buscar o auxílio de um profissional podem ajudar a mulher a lidar melhor com esse sentimento. 

“Ter informação, desde antes de ter filhos, pode preparar as mães para os desafios”, diz Rafaela. “Se a culpa estiver atrapalhando muito sua vida e sua felicidade, é importante falar com alguém que possa ajudar, como um psicólogo”, sugere ela. 

“A sociedade tem grandes expectativas sobre as mães. Essa pressão cultural pode fazer com que muitas mulheres se sintam culpadas por quererem trabalhar ou por outras escolhas pessoais. Reconhecer e questionar essas expectativas é um passo importante para se sentir melhor”, finaliza a psicóloga. 

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Receitas

Consumir alguns legumes com casca vai facilitar a sua vida e ainda trazer vários benefícios para o seu organismo; veja quais

Beleza

Segundo dermatologista, o cortisol, hormônio causador do estresse, acelera o envelhecimento e agrava doenças de pele

Estilo de Vida

As festas juninas começam, geralmente, a partir do dia 1° de junho, mas existem variações; confira!