Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Dia do Escritor: 10 escritoras nacionais para você conhecer
Conheça escritoras brasileiras de destaque no Dia do Escritor - Foto: Shutterstock

Comportamento

Dia do Escritor: 10 escritoras nacionais para você conhecer

Para celebrar o Dia do Escritor, veja lista com grandes escritoras brasileiras que contribuem com a literatura nacional

Nesta terça-feira (25), celebra-se o Dia do Escritor. A data foi instituída em 1960, pela União Brasileira de Escritores (UBE), em referência à realização da primeira edição do Festival do Escritor Brasileiro. 

Para comemorar, a Amora Livros, clube de assinatura de livros escritos por mulheres, elencou 10 escritoras nacionais que produzem literatura de alta qualidade no Brasil e, por isso, merecem destaque neste Dia do Escritor. Confira:

Jarid Arraes

Escritora, cordelista e poeta. Trabalha em São Paulo, onde além de escrever dedica-se a um clube de escrita para mulheres. Entre suas obras de destaque estão os cordéis ‘Chega de Fiu Fiu’ e ‘Informações contra o Machismo’.

Ana Paula Maia

É roteirista e autora de diversos romances, entre eles, ‘Carvão animal’, ‘De gados e homens’, ‘Assim na terra como embaixo da terra’ e ‘Enterre seus mortos’. Tem contos publicados em diversas antologias e foi duas vezes vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura.

Ana Suy

Psicanalista, professora universitária e pesquisadora, Ana Suy é especialista em relacionamentos amorosos e se transformou em uma referência nacional com seus livros sobre o tema. Entre suas obras de destaque está ‘A gente mira no amor e acerta na solidão’.

Eliane Potiguara

Professora, escritora, ativista e fundadora da Rede Grumin de Mulheres Indígenas, Eliane Potiguara foi uma das 52 brasileiras indicadas para o projeto internacional Mil Mulheres para o Prêmio Nobel da Paz. Entre suas obras está ‘Metade cara, metade máscara’, de 2004.

Carla Madeira

Uma das autoras mais lidas no Brasil em 2021, ela largou a faculdade de matemática para estudar jornalismo e publicidade. Com uma escrita precisa, Carla fala sobre sentimentos profundos em suas obras, entre elas, ‘Tudo é rio’, de 2014. 

Carol Bensimon

Selecionada pela revista de literatura Granta como uma das melhores jovens autoras brasileiras em 2012, Carol Bensimon também já foi finalista do Prêmio Jabuti e São Paulo de Literatura. Entre suas obras estão ‘Diorama’ e ‘Um estranho na cidade’.

Heloísa Seixas

Autora de mais de vinte livros entre romances e volumes de contos e crônicas, foi quatro vezes finalista do Prêmio Jabuti. Além disso, trabalhou como jornalista no jornal O Globo e escreveu peças de teatro. Entre seus livros estão ‘O lugar escuro’ e ‘A noite dos olhos’.

Cidinha da Silva

Autora de histórias que abordam as raízes afro-brasileiras, ancestralidade negra e feminismo, Cidinha possui obras que já foram traduzidas para o alemão, espanhol, francês, inglês, catalão e italiano. Entre suas obras estão ‘Um exu em Nova York’ e ‘Cada tridente em seu lugar’.

Conceição Evaristo

Uma das mais importantes escritoras brasileiras da atualidade, Conceição Evaristo é autora de romances, poesias e ensaios que trazem questões ligadas à ancestralidade e à afrobrasilidade. Entre suas obras está ‘Olhos d’água’, que ganhou o Prêmio Jabuti em 2015.

Eliana Alves Cruz

Outra escritora negra de destaque, Eliana Alves Cruz é jornalista e autora de obras que tratam da ancestralidade e do racismo.  Entre seus trabalhos estão ‘Nada digo de ti, que em ti não veja’ e ‘A vestida’, que venceu o Prêmio Jabuti na categoria Contos em 2022.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Especialista ensina como aplicar a neurociência no seu dia a dia para aumentar a sua disposição e melhorar a sua produtividade

Pets

Médica-veterinária explica como o estilo de vida e a castração, por exemplo, influenciam em quanto tempo vive um gato

Receitas

Nada mais decepcionante do que fazer um bolo e ele murchar, não é mesmo? Descubra como não passar mais por isso

Receitas

Fazer uma tapioca deliciosa como aquelas de café da manhã de hotel é possível; basta saber de alguns truques especiais