Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Saiba como você pode ajudar seus filhos na alfabetização
Saiba como você pode ajudar seus filhos na alfabetização - Shutterstock

Comportamento

Dia Mundial da Alfabetização: como os pais podem auxiliar no aprendizado?

Hoje é o Dia Mundial da Alfabetização; veja dicas sobre como os pais e responsáveis podem ajudar as crianças nesse momento tão importante

No dia 8 de setembro, é comemorado o Dia Mundial da Alfabetização, uma data criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) para trazer à tona a importância da alfabetização para o desenvolvimento socioeconômico mundial.

E, considerando-se os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), que mostram que 6,6% da população brasileira não sabia ler e nem escrever no ano de 2019, pensar nesse tema torna-se cada vez mais necessário.

A fase de alfabetização é uma das fases mais importantes na trajetória escolar de uma criança. E, segundo Lilian Gramorelli, que é pedagoga e coordenadora de ensino fundamental, a ajuda dos pais ou responsáveis é de grande relevância nesse processo. “Os pais podem auxiliar na familiarização das letras, palavras e expressões, estimulando o interesse pela leitura e escrita”, diz a especialista.

Mas a grande questão é: como, exatamente, os pais ou responsáveis podem auxiliar as crianças durante a alfabetização? Confira algumas dicas sobre isso nesse Dia Mundial da Alfabetização:

Considere as particularidades de cada criança

Algo muito importante durante o processo de alfabetização é respeitar o fato de que cada criança tem um tempo de aprendizagem. “A alfabetização é um processo e o tempo de duração depende muito de cada criança, levando em conta o contato com o mundo letrado que ela possui desde bebê”, explica Lilian.

Por isso, o ideal é ir introduzindo, gradualmente, a criança no universo da leitura e da escrita, sem cobrar avanços grandes demais em um curto período de tempo. Os pais podem, por exemplo, começar encorajando, incentivando os filhos a lerem palavras, frases e pequenos textos que façam parte do seu contexto social e, de forma natural, será possível desafiá-los a avançar para textos um pouco maiores. Vale ressaltar que isso deve ser feito em um processo agradável, criativo e reflexivo.

Leia para a criança

O hábito de contar histórias ajuda as crianças a se interessarem pela leitura e terem vontade de aprender. Sendo assim, ler para elas vai fazer com que as crianças queiram saber como podem ler sozinhas também.

Nesse Dia Mundial da Alfabetização, é importante pensar em como é necessário ler para as crianças
Nesse Dia Mundial da Alfabetização, é importante pensar em como é necessário ler para as crianças – Shutterstock

Seja presente

É importante se interessar pelo processo de aprendizagem, acompanhando a criança e prestando atenção em cada passo avançado. Dessa forma, se mostrar presente durante a alfabetização é essencial para que ela ocorra da melhor forma possível.

Valorize as pequenas conquistas

Também é interessante elogiar quando a criança aprender a identificar uma letra nova ou a formar alguma palavra. Afinal, ela não vai aprender a ler e escrever de uma hora para a outra e essas pequenas conquistas são extremamente importantes para o processo de chegar até lá.

Invista em caça-palavras

Alguns jogos verbais são muito interessantes para ajudar a criança a identificar letras e palavras. Assim, procure incentivá-la a entrar em contato com jogos como o caça-palavras, por exemplo.

Seja modelo de leitor

Pais que têm o hábito de ler demonstram para os filhos o prazer da leitura e acabam incentivando as crianças. Assim, se você estiver lendo um livro, pode ser bom, por exemplo, mostrar para a criança e enfatizar o quão interessante é essa atividade.

Ser um modelo de leitor para as crianças é importante também
Ser um modelo de leitor para as crianças é importante também – Shutterstock

Fonte: Lilian Gramorelli, pedagoga e coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, do Colégio Marista Arquidiocesano.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Beleza

O batom vermelho é um dos que ficam mais aparentes quando você borra na hora de passar, mas tem como usar ele sem esse...

Estilo de Vida

Alguns salmos poderosos podem te ajudar a ter mais dinheiro e prosperidade na vida; conheça alguns e ponha as orações em prática

Beleza

Algumas maquiagens podem ficar ruins antes mesmo da data de validade; descubra como saber se a make já está estragada