Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
3 dicas essenciais para melhorar a sua linguagem corporal
Veja dicas para melhorar a sua linguagem corporal - Foto: Shutterstock

Comportamento

3 dicas essenciais para melhorar a sua linguagem corporal

Entenda porque a linguagem corporal é importante e saiba como desenvolvê-la para a vida pessoal e profissional

A linguagem corporal é uma forma de expressão que desempenha um papel fundamental na comunicação humana. Por meio de gestos, posturas, expressões faciais e movimentações, nosso corpo transmite o que estamos sentindo. 

De acordo com Fernanda de Morais, fonoaudióloga, mentora e especialista em Comunicação e Oratória, pontua que a linguagem corporal é responsável por mais de 90% das informações transmitidas em uma interação

“É importante que a comunicação corporal seja coerente com o que está sendo falado. Um assunto sério, por exemplo, pede menos gestos, movimentos mais firmes e certeiros; já uma conversa alegre pede mais gesticulação e movimentos mais rápidos”, explica. 

Como melhorar a linguagem corporal?

Existem várias maneiras de melhorar a linguagem corporal para causar uma boa impressão, conforme a especialista. “A leitura de livros, a observação de pessoas que são referência em comunicação, como professores, palestrantes e apresentadores de TV e a autoanálise por meio de gravações de vídeos são algumas opções”, diz. 

Assim, ela sugere gravar a si mesma treinando algum discurso. Depois, assista ao vídeo e observe a sincronia da sua linguagem corporal e das palavras. Isso te ajudará a entender como você se comunica, tanto verbalmente quanto fisicamente, e quais pontos precisam ser corrigidos.

A seguir, você confere algumas outras dicas da especialista para aprimorar sua linguagem corporal para se dar bem na vida pessoal e profissional. 

1. Ganhe consciência corporal

Quanto mais você tiver consciência de como senta, de como anda, de como permanece em pé e como se movimenta, melhor será a sua expressão corporal. Portanto, esteja atenta a esses detalhes e concentre sua atenção nisso.

2. Observe outras pessoas

Preste atenção aos gestos, postura e expressões faciais que as outras pessoas usam para transmitir emoções e sentimentos. Isso pode ajudar você a desenvolver uma maior compreensão da maneira como se expressa.

3. Treine sua expressão corporal

Se você deseja aprimorar ainda mais suas habilidades de expressão corporal, considere a possibilidade de fazer uma mentoria ou participar de treinamentos específicos de comunicação e oratória. 

Lembre-se: aprimorar a linguagem corporal é um processo contínuo. Quanto mais você praticar e se dedicar a entender seu próprio corpo, mais habilidades de comunicação não verbal poderá desenvolver.

Mais notícias como essa

Saúde

Oftalmologista explica o que é glaucoma, quais são os principais sintomas e como tratar a condição

Beleza

Profissional lista cuidados para manter a saúde e beleza dos cabelos mesmo após procedimentos que podem danificá-los

Finanças e Empreendedorismo

Com o término do prazo para declaração do Imposto de Renda se aproximando, especialista esclarece as dúvidas comuns sobre o assunto

Estilo de Vida

As simpatias para o amor conseguem atrair pretendentes, ajudar o rolo a virar namoro e até fazer aquele alguém especial pensar em você