Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
3 dicas essenciais para melhorar a sua linguagem corporal
Veja dicas para melhorar a sua linguagem corporal - Foto: Shutterstock

Comportamento

3 dicas essenciais para melhorar a sua linguagem corporal

Entenda porque a linguagem corporal é importante e saiba como desenvolvê-la para a vida pessoal e profissional

A linguagem corporal é uma forma de expressão que desempenha um papel fundamental na comunicação humana. Por meio de gestos, posturas, expressões faciais e movimentações, nosso corpo transmite o que estamos sentindo. 

De acordo com Fernanda de Morais, fonoaudióloga, mentora e especialista em Comunicação e Oratória, pontua que a linguagem corporal é responsável por mais de 90% das informações transmitidas em uma interação

“É importante que a comunicação corporal seja coerente com o que está sendo falado. Um assunto sério, por exemplo, pede menos gestos, movimentos mais firmes e certeiros; já uma conversa alegre pede mais gesticulação e movimentos mais rápidos”, explica. 

Como melhorar a linguagem corporal?

Existem várias maneiras de melhorar a linguagem corporal para causar uma boa impressão, conforme a especialista. “A leitura de livros, a observação de pessoas que são referência em comunicação, como professores, palestrantes e apresentadores de TV e a autoanálise por meio de gravações de vídeos são algumas opções”, diz. 

Assim, ela sugere gravar a si mesma treinando algum discurso. Depois, assista ao vídeo e observe a sincronia da sua linguagem corporal e das palavras. Isso te ajudará a entender como você se comunica, tanto verbalmente quanto fisicamente, e quais pontos precisam ser corrigidos.

A seguir, você confere algumas outras dicas da especialista para aprimorar sua linguagem corporal para se dar bem na vida pessoal e profissional. 

1. Ganhe consciência corporal

Quanto mais você tiver consciência de como senta, de como anda, de como permanece em pé e como se movimenta, melhor será a sua expressão corporal. Portanto, esteja atenta a esses detalhes e concentre sua atenção nisso.

2. Observe outras pessoas

Preste atenção aos gestos, postura e expressões faciais que as outras pessoas usam para transmitir emoções e sentimentos. Isso pode ajudar você a desenvolver uma maior compreensão da maneira como se expressa.

3. Treine sua expressão corporal

Se você deseja aprimorar ainda mais suas habilidades de expressão corporal, considere a possibilidade de fazer uma mentoria ou participar de treinamentos específicos de comunicação e oratória. 

Lembre-se: aprimorar a linguagem corporal é um processo contínuo. Quanto mais você praticar e se dedicar a entender seu próprio corpo, mais habilidades de comunicação não verbal poderá desenvolver.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Óleos essenciais podem ser usados para amenizar a timidez, aumentar a libido e até elevar a autoestima

Comportamento

No inverno, dá muita vontade de passar o dia inventando coisas divertidas em casa mesmo, né? Veja opções para fazer na estação

Receitas

Cada um dos tipos de banana pode ser melhor para determinados usos ou dependendo do seu gosto; confira as características dos mais comuns

Saúde

Especialistas comentam as diferenças entre usar um desodorante ou um antitranspirante; veja e escolha qual comprar da próxima vez