Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Vai fazer Enem esse ano? Então veja essas dicas?
Vai fazer Enem esse ano? Então veja essas dicas? - Shutterstock

Comportamento

Dicas para tirar 1000 na redação do Enem 2023

Professora de redação explica como tirar nota máxima na redação do Enem 2023 e fala sobre possíveis temas deste ano

Para quem vai fazer o Enem 2023, nos dias 5 e 12 de novembro, uma das principais dúvidas costuma ser “como fazer uma boa redação?”. Afinal, por mais que a escola muitas vezes ensine a fazer textos dissertativo, é sempre bom saber algumas dicas a mais para arrasar nessa prova.

E claro que, para chegar aos resultados esperados, um dos truques mais importantes é treinar bastante. Segundo Tanay Gonçalves, professora de redação da Plataforma Professor Ferretto, a melhor forma de fazer isso nessa reta final é escrever toda semana para treinar a estrutura da redação, além de estudar sobre vários assuntos que possam ser tema do texto neste ano.

“É importante que os estudantes lembrem de valorizar aquilo que gostam e que consomem, por exemplo, pensar quais temas podem ser relacionados à música que eles gostam de ouvir, ou às séries que de maratonar. Fazer isso torna o processo mais prazeroso”, orienta ela.

Mas e na hora do Enem em si, como se dar bem na redação? Veja a seguir as dicas da professora:

Faça a redação antes de tudo

O ideal é que o rascunho da redação seja todo preparado logo no início da prova. Segundo Tanay, uma organização eficiente seria chegar, ler o tema e os textos de apoio e já planejar a redação. Caso o aluno esteja mais ansioso em relação ao tema, uma outra técnica seria chegar, ler o tema e os textos, resolver alguma matéria e já retornar para o planejamento e escrita textual.

Garantir a redação logo no início evita que o texto precise ser feito sem tempo ao final da prova e o cansaço que não permitirá fazer uma boa revisão.

Leia muito bem o comando de tema e os textos de apoio e faça um mapa mental com ideias

Um dos erros mais cometidos na redação do Enem é não se adequar corretamente ao tema pedido. Por isso, essa parte é crucial, já que é nesse momento que o estudante pensa o tema.

Uma técnica interessante, aliás, é fazer questionamentos sobre o assunto. Quando o problema do tema começou, o que causou isso, quais as consequências, quem são os culpados e as vítimas, por exemplo, são boas questões. A partir disso, você pode inclusive fazer um mapa mental para organizar as ideias.

Crie um roteiro antes de fazer o texto

Nenhuma redação surge do zero e, como o tempo no Enem é curto, é preciso organizar o que aparecerá em cada parágrafo. Sendo assim, após o mapa mental de ideias sobre o tema, é preciso anotar a ordem do que será dito em cada parágrafo. É preciso lembrar que todas essas ideias devem ser anotadas, pois, na hora do nervosismo, a chance de esquecer alguma coisa é grande.

Faça o rascunho e passe a limpo só no final

Como o aluno vai organizar e fazer o rascunho no primeiro tempo de prova, a melhor estratégia é, depois disso, esquecer a redação por um tempo. Deixe o rascunho de lado e faça o restante da prova para depois voltar a esse texto.

Nesse momento, o estudante fará a correção da redação assumindo um papel semelhante ao do corretor: ler o texto, corrigir erros, mudar palavras repetidas, adicionar conectivos que faltaram etc. Somente depois disso é que se deve passar a limpo.

Faça uma conclusão completa

No Enem, a estrela da redação é a conclusão. Nela, aliás, é importante mencionar 5 elementos:

  • Quem vai resolver o problema (normalmente são Ministérios)
  • Qual a função desse agente
  • O que esse Ministério fará de modo amplo
  • Especificamente como essa ideia acontecerá (quando, onde, envolvendo quem)
  • Qual será a finalidade dessa solução

E o tema?

Não há como saber com certeza qual será o tema do Enem 2023 até o dia da prova, mas dá para estudar alguns que tem uma maior probabilidade de aparecer.

No geral, a especialista diz que há 5 eixos que devem fazer parte dos estudos:

  • Social
  • Da saúde
  • Ambiental
  • Educacional
  • Tecnológico

Por exemplo, no eixo relacionado ao meio ambiente é válido refletir sobre assuntos como reciclagem, queimadas, maus-tratos aos animais, tráfico de animais e acesso à água potável. Já o eixo social é o que mais tem temas para pensar, como questão de moradia, valorização dos idosos e combate à fome. Estudando pelo menos um pouco dos principais temas de cada eixo, você vai estar mais preparado para a prova.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Especialista ensina como aplicar a neurociência no seu dia a dia para aumentar a sua disposição e melhorar a sua produtividade

Pets

Médica-veterinária explica como o estilo de vida e a castração, por exemplo, influenciam em quanto tempo vive um gato

Receitas

Nada mais decepcionante do que fazer um bolo e ele murchar, não é mesmo? Descubra como não passar mais por isso

Receitas

Fazer uma tapioca deliciosa como aquelas de café da manhã de hotel é possível; basta saber de alguns truques especiais