Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Ler um livro é uma boa forma de descansar a mente no feriado
Ler um livro é uma boa forma de descansar a mente no feriado (Crédito: Shutterstock)

Comportamento

É feriado: 5 dicas para descansar a mente do trabalho

Hoje, 7 de setembro, é o feriado da Comemoração da Independência do Brasil e uma ótima oportunidade para descansar, viu?

Depois de trabalhar por cinco dias seguidos, o cansaço parece vir junto da chegada do final de semana. Mas, mesmo cansada, é comum que a pessoa continue preocupada com suas demandas do trabalho, sem conseguir realmente descansar. Isso vale também para dias de feriado, como hoje, viu?

Pensando nisso, ouvimos a psiquiatra Jéssica Martani, especialista em comportamento humano e saúde mental, que elencou algumas dicas práticas e úteis para descansar a mente e aproveitar não só esse feriado, como também as férias, folgas e finais de semana. Confira e coloque em prática:

Nada de e-mails corporativos

Se você costuma deixar o e-mail do trabalho logado no celular, um policiamento será necessário para não checar a caixa de entrada fora do horário, ok? Afinal de contas, ficar a par das situações pode te levar a responder às mensagens e até mesmo trabalhar sem perceber em pleno dia de descanso.

Chats silenciados

Aqui, a premissa é a mesma do e-mail: nada de conversar sobre trabalho nem atender demandas quando não é hora disso. Para essa meta ser alcançada, vale adotar a estratégia de silenciar chats, como os de aplicativos de mensagem. Assim, você não receberá as notificações.

Detox digital

Que tal estender esse status offline para as redes sociais e páginas da web? Isso porque ali também costumam ter assuntos relacionados ao trabalho, projetos e até contatos profissionais. Além disso, dar um tempinho da internet faz muito bem para a saúde mental.

Sem tempo para os negócios

Ligações ou mensagens do chefe ou de clientes, se possível, devem ser recusadas. Desse modo, você impede que eventuais problemas ou pendências venham à tona, atrapalhando esse momento, que deve ser exclusivo para o descanso e lazer.

Seja bem-vindo, ócio!

Diferente das demandas de trabalho, que não são bem-vindas no feriado, o ócio está super convidado para a data, viu? E isso inclui ler livros, ter contato com a natureza, ficar ao lado de pessoas queridas e assistir às séries, por exemplo. Cultive esses momentos sem culpa!

Fonte: Jéssica Martani, psiquiatra especialista em comportamento humano e saúde mental.

Mais notícias como essa

Comportamento

No inverno, dá muita vontade de passar o dia inventando coisas divertidas em casa mesmo, né? Veja opções para fazer na estação

Receitas

Cada um dos tipos de banana pode ser melhor para determinados usos ou dependendo do seu gosto; confira as características dos mais comuns

Saúde

Sensação de cansaço excessivo na menopausa é um sintoma comum, mas que exige atenção em alguns casos

Beleza

A leitura e compreensão das informações que constam nas embalagens é fundamental para evitar problemas durante o uso de produtos cosméticos