Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Veja dicas de como melhorar relação entre pais e filhos
Veja dicas de como melhorar relação entre pais e filhos - Foto: Shutterstock

Comportamento

Má relação com os pais: o que fazer para lidar melhor com situação?

Psicóloga especializada em relações familiares traz dicas de como estabelecer limites em pais abusivos

No último domingo, o Fantástico exibiu uma entrevista realizada com Larissa Manoela, onde ela expôs os motivos por trás do seu rompimento com os pais. Nela, a atriz revelou que sua mãe e seu pai era responsáveis por tomarem todas as suas decisões financeiras, mesmo quando ela já era maior de idade.

Além da repercussão envolvendo todo o caso, surgiram também discussões envolvendo como pais e filhos podem agir para evitar chegar a esse ponto. Afinal, é possível lidar com essa questão e tentar transformar a relação?

De acordo com a psicológa Blenda Oliveira, “as relações entre mães, pais e filhos devem ser cada vez mais pautadas pelo respeito, liberdade de escolha e direito de cada filho construir sua trajetória, valores próprios e responsabilidade”.

Como lidar com os problemas com os pais?

Para a especialista em relações familiares, uma boa saída para quem precisa lidar com pais tóxicos no sentido de controlar finanças ou outros aspectos da vida dos filhos é buscar a independência. Por isso, é importante criar esse espaço para conversa com os pais e estabelecer limites, se isso for possível.

“É preciso sempre contar com o diálogo, porém há momentos que nem sempre é possível. Às vezes a relação é tão difícil entre pais e filhos necessita de afastamento e/ou manejo da convivência. Decisões que impliquem ruptura total precisam de muita avaliação”, diz Blenda.

Além disso, a psicóloga recomenda que os filhos se lembrem que não precisam mais obedecer a todas as vontades dos pais. O mesmo vale para quem tenta agradá-los a todo momento, principalmente após se tornar adulto. Nesse sentido, o ideal é investir no amor-próprio e no autoconhecimento.

Dicas para os pais

Porém, não são só os filhos que precisam trabalhar para uma melhor relação com os pais — o contrário também deve ocorrer. De acordo com Blenda, a maior dica nesse sentido é que os pais devem lembrar que os filhos não são uma projeção perfeita do que eles sonharam e imaginam, mas sim suas próprias pessoas.

“Eles não vieram ao mundo para cumprir seus desejos. Eles precisam de cuidados, amor, orientações, mas acima de tudo, respeito em suas vontades e decisões”, afirma. Portanto, se ambos (pais e filhos) conseguirem entender suas limitações, assim como erros e acertos, uma relação saudável fica mais fácil de se alcançar.

Mais notícias como essa

Beleza

Corte curto e cheio de movimento é tendência entre celebridades; conheça o choppy bob e saiba como utilizar

Saúde

Especialista alerta sobre as doenças inflamatórias intestinais e a importância do diagnóstico precoce

Estilo de Vida

Influenciadora mística Nanda Silveira explica o que pode atrapalhar a Lei da Atração e dá algumas dicas para você conseguir atrair o que pensa

Receitas

Se o seu bolo ficou seco demais, assou mais do que o esperado ou até ficou solado, pode ser possível reaproveitá-lo de alguma forma