Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Confira as vantagens que a terapia pode te trazer
Confira as vantagens que a terapia pode te trazer - Foto: Shutterstock

Comportamento

4 motivos para fazer terapia e colocar a saúde mental em primeiro lugar

Especialista lista vantagens da terapia e explica importância para a saúde mental em fazer esse tipo de acompanhamento

A saúde mental é um assunto com cada vez mais força. Mesmo antes da pandemia, a procura por acompanhamento psicológico já crescia, tendo aumentado em 44,5%, segundo a análise especial publicada pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS). Por sua vez, durante e após o período pandêmico, esse interesse pela terapia cresceu ainda mais.

Segundo o Dr. Ariel Lipman, médico psiquiatra, a terapia se faz cada vez mais importante nos dias de hoje, uma vez que levamos uma vida progressivamente mais agitada. Por isso, não é raro nos sentirmos desconectados de nós mesmos.

“Falar com um profissional sobre seus sentimentos e mesmo sobre os eventos do seu dia a dia pode ser extremamente aliviador. Sem falar nos benefícios que a terapia pode trazer para uma pessoa a longo prazo. Por isso, não faltam motivos para procurar um terapeuta”, afirma o especialista.

Veja a seguir algumas vantagens da terapia listadas pelo profissional:

Constrói autoconfiança

Uma pessoa que faz acompanhamento com um terapeuta pode se tornar mais autoconfiante. Isso porque, ao aprender a lidar melhor com seus sentimentos e inseguranças, é possível ganhar mais certeza em si mesmo.

“Por esse motivo a terapia é muito indicada para pessoas que sofrem de fobia social, por exemplo, pois esse é um transtorno cujo principal sintoma é a baixa autoestima”, explica Lipman.

Expande o autoconhecimento

Não é só a autoconfiança que pode apresentar melhoras com a terapia, mas o autoconhecimento de forma geral. Ao manter conversas sinceras com um profissional, é possível externalizando sentimentos que estavam guardados.

 “O autoconhecimento definitivamente é um dos maiores benefícios de se fazer terapia. Muitas pessoas acham que se conhecem e se entendem muito bem, mas só realmente passam a ter um grande conhecimento de si quando começam a ser atendidos por um psicólogo”, reitera o médico psiquiatra.

Externalizar seus sentimentos em voz alta é um dos grandes benefícios da terapia
Externalizar seus sentimentos em voz alta é um dos grandes benefícios da terapia – Foto: Shutterstock

Ajuda a enfrentar e conviver com sentimentos ruins

Parte dessa trajetória de autoconhecimento na terapia é também aprender a conviver melhor com certos sentimentos, por piores que sejam, e também a enfrentá-los. E, nesse sentido, a terapia pode ajudar e muito.

Afinal, ao falar sobre seus problemas ou mesmo sobre situações simples do dia a dia que podem ser estressantes e desgastantes de alguma forma, além de compreender o porquê dessas ocasiões causarem tais sentimentos.

Assim, você vai conseguir começar a achar maneiras de lidar com essas situações de formas mais amenas ou, se possível, como enfrentá-las de frente.

Trabalha e combate bloqueios emocionais e medos

Como resultado de aprender a conviver melhor com sentimentos ruins, é possível também trabalhar e combater bloqueios emocionais, medos e traumas. Isso também é parte do processo de autoconhecimento, segundo o Dr. Ariel.

“Se conhecer é também conhecer seus medos e traumas e, mais, saber como lidar com eles e, talvez, com o tempo, superá-los”, acrescenta ele. Portanto, mais um motivo para se fazer terapia é a possibilidade de superar bloqueios emocionais e outros problemas semelhantes.

E aí, curtiu as informações? Confira essas e outras dicas no vídeo abaixo:

Fonte: Dr. Ariel Lipman, o médico psiquiatra e diretor da SIG Residência Terapêutica

Mais notícias como essa

Receitas

Rico em vitaminas, minerais e fibras, inhame ajuda a reduzir o colesterol, auxilia no controle das cãibras e melhora a saúde intestinal

Estilo de Vida

Se você tem sentido a falsidade das pessoas ao seu redor te afetando, experimente esses rituais poderosos contra isso

Amor e Sexo

Urinar após o sexo, evitar preservativos com aromas e outras práticas podem ajudar no combate à doenças e desconfortos

Comportamento

Pesquisa realizada por universidade londrina apontou que 63% dos pais nunca falaram sobre morte com os filhos pequenos