Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Se comunicar bem é uma ótima habilidade para a vida profissional e pessoal
Se comunicar bem é uma ótima habilidade para a vida profissional e pessoal - Shutterstock

Comportamento

Oratória: dicas para melhorar a comunicação e não ser interrompida

Fonoaudióloga e especialista em comunicação e oratória traz dicas para evitar ser interrompida durante discursos

Já foi interrompida (o) enquanto conversava com alguém? Pois é! Essa é uma postura que acontece em diversos ambientes, tanto profissionais quanto em conversas casuais. Além de atrapalhar o raciocínio, esse ato também atrapalha a comunicação, fazendo assim com que a mensagem não fique tão clara.

Se essa é uma atitude que te incomoda, que tal usar truques e técnicas que podem te ajudar a impedir que isso continue acontecendo? Convidamos a fonoaudióloga e especialista em comunicação e oratória Fernanda de Morais, que tem estratégias valiosas para não ser mais interrompida. Confira quais são!

Organize sua mensagem

Antes de passar uma mensagem importante, é importante parar um momento para pensar no objetivo da sua fala e como você pode organizar as palavras para passar melhor aquilo que deseja.

“Pense onde quer chegar com suas palavras e como deseja que as pessoas reajam após escutarem você. O segundo passo é organizar sua mensagem e ser sucinto, afinal falar demais não é o mesmo que falar bem. Por isso, escolha o que é essencial e deixe os detalhes para o ouvinte”, orienta a fonoaudióloga.

Seja autêntica e convincente

Se expressar de forma que pareça verdadeira, bem-informada e com segurança é a chave para ser ouvida, especialmente no ambiente de trabalho. Segundo Fernanda, existem ferramentas de comunicação que podem te ajudar nesse sentido:

  • utilizar um tom de voz convidativo;
  • ter variação na fala;
  • colocar pausas estratégicas; e
  • usar uma expressão corporal adequada.

“A forma de apresentação é crucial. Evite uma voz monótona e desanimada, fale de forma clara e articulada, com entusiasmo, credibilidade e segurança. Seja sucinto e organize bem a mensagem para manter o fluxo da conversa e não cansar o ouvinte”, diz a especialista.

Aprenda a perceber quando vão te interromper

De acordo com Fernanda, existem sinais não-verbais que indicam que alguém está prestes a te interromper. São alguns deles:

  • Desviar o olhar para outras coisas, como celular, notebook ou outras pessoas presentes;
  • Fazer inspirações profundas, demonstrando estar se preparando para falar;
  • Exibir inquietação, balançando os pés ou olhando para os lados;
  • Responder com frases curtas e monossilábicas, demonstrando desinteresse na conversa.

Notar esses sinais e gestos podem ajudar a saber quando a pessoa está perdendo o interesse. Por isso, ao perceber essas situações, que tal trazer sua atenção de volta e ajustar algo na comunicação?

E se, mesmo assim, a pessoa insistir em interromper?

Se mesmo com essas dicas as pessoas continuam te interrompendo durante uma fala, talvez seja necessário se impor de uma maneira mais direta. Contudo, lembre de fazer isso sem levantar o tom de voz e sempre de forma respeitosa.

“Você pode verbalizar, dizendo ‘ainda não encerrei! Só um instante’, levantar sua mão como sinal de pedido de espera, ou tocar com leveza no braço da pessoa para indicar que vai continuar. Além disso, ao retomar a fala, se expresse de forma mais pausada, articule bem os sons e enfatize com sua voz para chamar a atenção nesse momento”, finaliza Fernanda.

Mais notícias como essa

Saúde

Confira quais alimentos podem elevar a imunidade e aprenda fazer um xarope natural para aumentar a proteção do seu organismo

Saúde

Muitas mães têm optado por extrair e armazenar o leite materno por várias razões; saiba como fazer isso corretamente

Amor e Sexo

Comunicar o relacionamento à empresa e evitar que os assuntos íntimos interfiram no trabalho são cuidados para manter no ambiente profissional

Finanças e Empreendedorismo

Guardar dinheiro na poupança é um hábito saudável que pode proporcionar segurança financeira e ajudar a alcançar objetivos a curto e longo prazo