Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Pedir desculpas em excesso pode ser um sinal de que há algo de errado
Pedir desculpas em excesso pode ser um sinal de que há algo de errado - Foto: Shutterstock

Comportamento

Pedir desculpas em excesso pode ser sinal de problemas emocionais

Segundo psicanalista, pedir desculpas em excesso pode estar atrelado a conflitos internos acumulados ao longo da vida; saiba mais

Pedir desculpas é um dos hábitos mais comuns do ser humano e, ao praticá-la, estamos demonstrando respeito e afeto com o outro e com nós mesmos. No entanto, segundo a psicanalista Andréa Ladislau, essa atitude em excesso pode sinalizar problemas emocionais e psíquicos que precisam de atenção. 

“Todo excesso reflete uma falta e se olharmos o hábito de estar sempre se desculpando por tudo por essa perspectiva. É preciso realizar um trabalho de investigação interna para buscar as respostas que expliquem essa intensidade. Seria um mecanismo de defesa que auxilia o indivíduo a lidar com o outro? Medo de ser rejeitado, abandonado ou receio de se tornar vulnerável perante as pessoas com quem se relaciona? Pode ser tudo isso aliado a uma necessidade de ser libertado por alguém”, afirma a especialista.

De acordo com Andréa, conflitos internos acumulados ao longo da vida podem estar por trás desse comportamento. “Reflete o receio por não atender às expectativas do outro, ou um excesso de sensibilidade que transmite a sensação de abandono constante. E, em alguns casos, está pontuada no medo de reviver um abandono quando criança ou mesmo um histórico de relacionamentos abusivos que internalizaram um desejo de atender a todo custo os anseios alheios”.

Pessoas que se desculpam demais precisam de apoio emocional
Pessoas que se desculpam demais precisam de apoio emocional – Foto: Shutterstock

Como não pedir tantas desculpas?

“A deficiência de racionalidade perante os fatos pode piorar o problema”, afirma Andrea. Por isso, o primeiro passo para mudar este comportamento é reconhecê-lo. Com isso, você conseguirá refletir sobre as questões emocionais que te levam a pedir desculpas em excesso e trabalhá-las de maneira mais consciente e assertiva para, então, ter certeza se cabe ou não um pedido de desculpas naquele contexto.

Para isso, observe se não está exagerando na intensidade de seus pedidos de desculpas, e garanta estar se desculpando apenas por falhas reais, tudo bem? Além disso, a especialista ressalta outras atitudes que ajudam nesse processo.

“Troque o pedido de desculpas pelo agradecimento. Construa sua autoestima e fortaleça sua confiança. Domine suas inseguranças para eliminar o sentimento de inadequação e medo de julgamentos impostos pela sua mente em vulnerabilidade. Treine e ative sua inteligência emocional para encontrar caminhos eficazes de eliminação dos gatilhos emocionais envolvidos nesse dilema pessoal”.

Fonte: Dra. Andréa Ladislau, psicanalista

Mais notícias como essa

Beleza

Corte curto e cheio de movimento é tendência entre celebridades; conheça o choppy bob e saiba como utilizar

Saúde

Especialista alerta sobre as doenças inflamatórias intestinais e a importância do diagnóstico precoce

Estilo de Vida

Influenciadora mística Nanda Silveira explica o que pode atrapalhar a Lei da Atração e dá algumas dicas para você conseguir atrair o que pensa

Moda

As passarelas já têm mostrado quais calçados devem fazer sucesso no inverno; descubra e já prepare seu guarda-roupas para a estação