Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Saiba como viver a vida com mais alegria e otimismo
Saiba como viver a vida com mais alegria e otimismo - Foto: Shutterstock

Comportamento

Positividade: saiba como treinar o cérebro para ser mais otimista

Quer ser uma pessoa mais otimista? Então, confira a dica da psiquiatra Dra. Jéssica Martani para encarar a rotina de forma mais leve

Muito se fala da positividade tóxica e dos malefícios que ela pode trazer para a saúde mental. Mas, ao contrário desse comportamento, encarar a vida de forma mais otimista não significa ignorar os problemas ou fugir de situações difíceis, viu?

Ser uma pessoa otimista é ter uma visão favorável sobre o futuro e acreditar que coisas boas vão acontecer, mesmo que o cenário seja de dificuldade.

“Reconhecer o que é alegre já é um treino ao cérebro, além de ser importante para melhorar a qualidade de vida de si mesmo e daqueles que convivemos. Isso porque esses sentimentos colaboram para o bem estar do corpo físico e da mente”, explica a médica psiquiatra Dra. Jéssica Martani, especialista em comportamento humano e saúde mental.

Ser otimista é diferente de agir com positividade o tempo inteiro
Ser otimista é diferente de agir com positividade o tempo inteiro – Foto: Shutterstock

Nesse contexto, é possível que pessoas pessimistas e ansiosas treinem o cérebro para se tornarem mais calmas e otimistas, sabia? E uma das formas de treinar o cérebro para isso é com a meditação.

A especialista revela que ao se concentrar por 10 a 20 minutos neste processo, o corpo se acalma e com a atenção voltada completamente para o que acontece ao entorno, sem perder a consciência, os pensamentos vão e vem na mente sem que nenhum deles seja remoído. 

“Aos poucos, o cérebro começa a reconhecer o que é realmente importante e o que é ‘descartável’ e nos faz mal, reduzindo assim a ansiedade”, ensina.

Dicas para começar a meditar

Meditar requer concentração, persistência e paciência, assim, pessoas que não estão habituadas podem ter dificuldade no início. Para os iniciantes, separamos algumas dicas que podem facilitar a prática da meditação:

1. Reserve um momento para a meditação

Você pode meditar ao acordar, no meio do dia, ou quando for se deitar. O importante é que a atividade se torne um hábito na sua rotina.

2. Encontre um espaço tranquilo 

Pratique em casa, na cadeira do escritório, ou até mesmo no carro, após estacionar antes de ir para o trabalho, por exemplo.

3. Escolha uma postura confortável

Você pode sentar numa cadeira ou no chão, sobre uma almofada ou travesseiro. Apenas mantenha sua coluna reta e relaxe.

4. Foque na sua respiração

Inspire profundamente, inflando a barriga e o tórax. Depois, solte o ar lentamente. E se pensamentos aleatórios desviarem sua atenção do exercício, recomece e volte a observar a sua respiração.

E aí, curtiu o assunto? Então confira essas e outras informações no vídeo abaixo:

Fonte: Dra. Jéssica Martani, médica psiquiatra, observership em neurociências pela Universidade de Columbia e graduada pela Universidade Cidade de São Paulo

Mais notícias como essa

Casa & Decor

Às vezes, mesmo com a faxina frequente, você pode estar cometendo outros erros que atraem a poeira para o seu lar

Receitas

Super saudável, a ora-pro-nóbis pode aparecer em chás e várias outras receitas; aprenda como consumir e absorver seus benefícios

Saúde

Endometriose é responsável por cerca de 30 a 50 % da infertilidade feminina; especialista explica os tipos de tratamento

Receitas

Com essas dicas, você vai saber como fazer um brigadeiro ainda mais delicioso, praticamente uma versão gourmet do doce