Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Pratique o autocuidado: cuide de si mesma através desses 3 passos
O autocuidado é um ato de amor e carinho consigo mesma - Foto: Shutterstock

Comportamento

Pratique o autocuidado: cuide de si mesma através destes 3 passos

Quer introduzir o autocuidado na rotina? Então confira agora quais ações favorecem o bem-estar e elevam a autoestima e confiança

Hoje em dia, quem não tem uma rotina corrida e hiperconectada que atire a primeira pedra, não é mesmo? Por isso, é mais que necessário separar um tempo para desacelerar, retomar ao seu centro de equilíbrio e praticar o autocuidado, nem que seja por alguns minutos.

No entanto, não existe uma fórmula mágica, ou uma receita de bolo, o importante é entender o que funciona para você! Nesse sentido, algumas dicas e conselhos podem ser bem-vindos para motivar a dar os primeiros passos. Afinal, é melhor começar aos poucos do que nunca, certo? Então, que tal ir testando alguns hábitos de autocuidado e se descobrir no processo?

Abaixo, você confere três passos que ajudam a incluir o autocuidado no seu dia a dia, mas que também servem para agregar mais autoestima e autoconfiança à vida:

Cuide do seu refúgio particular

Independentemente de ser a mesa do trabalho ou a casa, esse hábito deve fazer parte da sua rotina. Até porque todo mundo ama deitar-se com lençóis recém-trocados, trabalhar em uma mesa bem organizada, ou usar um banheiro super cheiroso e limpinho, não é mesmo? Assim, acredite: manter refúgios particulares em ordem vai ter um impacto enorme no seu autocuidado.

Uma rotina de autocuidado inclui a prática de atividades físicas
Uma rotina de autocuidado inclui a prática de atividades físicas – Foto: Shutterstock

Hidrate-se!

Ingerir água é essencial para o funcionamento do organismo, pois favorece nossas articulações, regula a temperatura do corpo, protege nossos órgãos vitais e os ajuda a absorver melhor os nutrientes, entre vários outros benefícios. Tanto é que a Organização Mundial da Saúde orienta o consumo de ao menos dois litros de água por dia para adultos saudáveis.

Mas, a hidratação ainda pode ir além da ingestão desse líquido precioso, viu? Investir em hidratantes para a pele, por exemplo, também favorece a sua rotina de autocuidado. Isso porque você pode fazer desse hábito um rito para relaxar e aplicar uma automassagem.

E aqui ainda vale estender o uso aos hidratantes labiais, afinal, na correria do dia a dia esquecemos que nossos lábios são sensíveis e merecem todo cuidado e proteção como qualquer outra parte do corpo. Inclusive, há opções com proteção solar e ingredientes naturais que beneficiam ainda mais esse momento.

Além disso, as mãos tampouco devem ser ignoradas. Já pensou em deixar sempre ao seu alcance lenços antissépticos com componentes hidratantes? Além de ajudar a eliminar as bactérias, você curte o efeito refrescante, cheiroso e dá adeus às mãos ressecadas.

Pratique esportes

Que tal reservar ao menos 30 minutinhos do seu dia para isso? A atividade física é importante aliada da autoestima e ainda garante mais disposição ao longo da semana. Outro ponto positivo é que esse hábito vai ao encontro de uma vida mais saudável. E isso, por si só, já basta!

Enfim, o céu não é o limite quando se trata do autocuidado. Portanto, dê atenção aos pequenos detalhes que podem ser incorporados ao seu cotidiano e que favorecem o bem-estar. O importante é começar a cuidar de si agora mesmo.

E aí, bora colocar o autocuidado em prática?

Fonte: Guto Cunha, gerente de Marketing da FreeBrands.

Mais notícias como essa

Saúde

Confira quais alimentos podem elevar a imunidade e aprenda fazer um xarope natural para aumentar a proteção do seu organismo

Saúde

Muitas mães têm optado por extrair e armazenar o leite materno por várias razões; saiba como fazer isso corretamente

Amor e Sexo

Comunicar o relacionamento à empresa e evitar que os assuntos íntimos interfiram no trabalho são cuidados para manter no ambiente profissional

Finanças e Empreendedorismo

Guardar dinheiro na poupança é um hábito saudável que pode proporcionar segurança financeira e ajudar a alcançar objetivos a curto e longo prazo