Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
A procrastinação pode acabar atrapalhando muito o nosso dia a dia se não utilizarmos alguns métodos para vencê-la
A procrastinação pode acabar atrapalhando muito o nosso dia a dia se não utilizarmos alguns métodos para vencê-la - Shutterstock

Comportamento

Procrastinação: confira 5 truques para vencer esse inimigo

Se você quer terminar de realizar as suas tarefas, mas está tendo problemas com a procrastinação, essas dicas podem ser a solução

Procrastinação nada mais é do que aquele hábito de deixar as suas tarefas para depois, mesmo quando sabemos que elas são necessárias. E quem não faz isso de vez em quando, não é mesmo?

Porém, quando a procrastinação se torna frequente, pode se tornar um problema maior. Nesses casos, surge um permanente estado de mal-estar mental, onde o pessimismo, a culpa e a falta de vontade são frequentes no dia a dia. “Esse ato de ‘jogar para baixo do tapete’ leva a um círculo vicioso que também pode adoecer a mente”, destaca a mestre em psicologia positiva Flora Victoria.

Se você tem problemas com a procrastinação, saiba que existem alguns hábitos que podem te ajudar a vencê-la. Confira cinco deles separados por Flora a seguir:

Tenha uma agenda

Organize em uma agenda ou planner um momento para cada tarefa, como trabalhar, limpar a casa, cozinhar, etc. Isso é muito eficaz para lembrar o nosso cérebro que, em determinado momento, ele deve se concentrar para fazer uma tarefa específica, sem se distrair com outras coisas.

Use mensagens motivacionais

Que tal escrever e deixar no seu campo de visão mensagens motivacionais que te deem aquela vontade de continuar realizando as suas tarefas? Afinal, muitas vezes a procrastinação ocorre porque não nos sentimos motivadas o suficiente ou não vemos sentido naquilo que estamos fazendo.

Não se apresse

Muitas vezes, começamos uma tarefa já pensando na sua conclusão e querendo chegar lá o mais rápido possível. Porém, isso pode trazer ainda mais ansiedade para o seu dia a dia e aumentar a procrastinação. Em vez disso, então, que tal se concentrar em cada etapa que realizar, tentando inclusive curtir esses momentos?

Divida as tarefas em fases

Quando temos uma tarefa muito grande para realizar, a vontade de procrastinar só aumenta. Assim, dividir ela em várias etapas menores pode ser uma ótima ideia para “enganar” o seu cérebro e fazer ele ir realizando uma por uma sem nem notar que está fazendo algo maior.

Não se coloque para baixo

Quando cometemos um erro, podemos acabar nos desmotivando e procrastinando na hora de continuar a tarefa. Porém isso não é necessário. Não se esqueça que todo mundo está sujeito a erros!

Mais notícias como essa

Saúde

Uvas, azeitonas, nozes, sementes e pipoca são alguns dos alimentos que possuem maior risco de provocar engasgo em pessoas acima dos 60 anos

Beleza

Cuidados simples no dia a dia ajudam a manter os cabelos loiros hidratados e com muito brilho

Receitas

Está com medo de fazer feijoada demais ou de menos para o almoço em família? Confira dicas para acertar nisso e no sabor do...

Comportamento

Quer saber a importância de bons amigos na infância e como ajudar seu filho a conquistar isso? Especialista explica