Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Uma relação boa com os filhos é muito importante
Uma relação boa com os filhos é muito importante - Shutterstock

Comportamento

Saiba como ter uma relação mais próxima com seus filhos

Psicanalista e especialista em educação familiar explica que uma relação estreita entre pais e filhos é benéfica para as crianças

Sabe aquela máxima de que “o melhor presente que os pais podem dar para os filhos é a sua presença”? Pois é! Essa afirmação pode até ser clichê, mas é também muito real. Assim, mesmo que muitas vezes mães e pais tenham rotinas atarefadas e não possam passar o dia todo com os pequenos, é importante arrumar aquele tempinho para ter uma participação ativa no dia a dia dos filhos.

Até porque, a presença dos pais na vida dos filhos beneficia as crianças de várias formas, seja na educação ou em questões de autoconfiança e afeto. Uma relação não tão próxima com os pais pode até prejudicar a saúde mental dos pequenos, viu?

E segundo o pediatra, psicanalista e especialista em educação familiar, Fausto Flor Carvalho, há formas de driblar os desafios cotidianos para estar presente em todos os aspectos da vida das crianças. Abaixo, você confere 5 dicas propostas por ele, que é autor do livro “Pai Sem Sacrifício”, para ter maior proximidade com os filhos.

Compartilhe interesses

O que o seu filho gosta de fazer? Descubra e separe um tempo na sua rotina para fazer isso com ele. Se ele curte andar de bicicleta, por exemplo, leve ele para um passeio no parque para pedalarem juntos. Além disso, mostrar os seus próprios interesses para os pequenos também vai ajudar a estreitar os laços com eles.

Converse sempre

Mesmo após um dia cansativo de trabalho, é possível usar uns minutinhos para bater um papo com os pequenos sobre como foi o dia. É só tirar um pouco do tempo que você iria passar no celular, por exemplo, para isso. Assim, você vai conhecer melhor os seus filhos e ainda garantir que eles tenham com quem conversar sobre algum problema que possam estar enfrentando.  

Dê apoio nas dificuldades

Como já explicado, conversar com os filhos, inclusive sobre os momentos difíceis, é importante. Também é necessário que essa conversa seja em um tom de apoio, tentando ajudar o pequeno a passar por aquele momento complicado. Se você tiver situações parecidas para usar como exemplo, pode ser uma boa tática.

Delegue responsabilidades

Muitos podem ter receio de dividir as responsabilidades da casa com as crianças, mas essas ações estimulam o conhecimento e a autonomia dos pequenos. Pode ser uma tarefa pontual ou diária, como recolher brinquedos, cuidar de um animal de estimação e arrumar a cama – qualquer uma delas já ajuda nesse sentido.

Mostre gratidão

Mesmo que você pense que suas crianças sabem o quanto você as ama e aprecia, isso pode não ser verdade. Por isso, sempre mostre sua gratidão aos seus filhos, demonstrando o quanto você gosta deles – fazer uma lista de qualidades dos seus pequenos pode ser uma boa ideia nesse sentido. Isso também vai fazer com que eles se sintam à vontade para fazer o mesmo com você e até outras pessoas.

Mais notícias como essa

Receitas

Alimentos termogênicos aumentam a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e promovendo a queima de gordura

Saúde

Se não forem tratadas adequadamente, as varizes podem causar desconforto e provocar complicações mais graves

Receitas

Além de deliciosa para comer assistindo a um filminho, a pipoca tem vários benefícios e até emagrece, desde que consumida da forma correta

Beleza

Métodos estão cada vez mais avançados para combater inseguranças, mas podem oferecer riscos durante a gravidez