Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Síndrome da Impostora: entenda condição enfrentada por Michelle Obama
Michelle Obama, ex-primeira dama dos EUA, contou que sofre com a Síndrome da Impostora - Foto: Instagram / @michelleobama

Comportamento

Síndrome da Impostora: entenda condição relatada por Michelle Obama

Embora não seja uma doença, esse problema pode colaborar no surgimento de outros distúrbios mentais; especialista comenta

A ex-primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, lançou este mês seu novo livro, “Nossa luz interior – Superação em tempos incertos”. Na obra, ela fala sobre os desafios emocionais que superou na vida, como a Síndrome da Impostora.

A psicanalista Andréa Ladislau explica que a mulher que sofre com essa condição sente que não é merecedora do próprio sucesso e, por isso, se acha uma fraude. “O indivíduo se coloca como um verdadeiro impostor, evita falar sobre suas conquistas e se coloca no papel de errado ou culpado pelo que possui”.

Além disso, esse comportamento geralmente vem acompanhado de baixa autoestima e medo constante de ser descoberta como uma farsa. “Tanto que está sempre em busca de aprovação, além de se autodepreciar e demonstrar enorme instabilidade emocional e insegurança sobre as próprias capacidades”, completa.

Tratamento

Embora não seja considerada uma doença mental, a Síndrome da Impostora é porta de entrada para transtornos mais graves. “Se não for tratada, pode até se associar a outros distúrbios mentais, tais como depressão, fobias, irritabilidade, alterações de humor, elevação do complexo de inferioridade, entre outros”, alerta Andréa. 

Por isso, ao se identificar com a condição, é fundamental procurar ajuda de um especialista para fortalecer o estado emocional. Assim, é possível diminuir o sentimento de desmerecimento e inferioridade que compõem a síndrome. De acordo com a psicanalista, o tratamento mais comum é através da psicoterapia.

“É preciso ter consciência de que a cura está dentro de si, eliminando os pensamentos ilusórios que impedem seu próprio crescimento pessoal e limita seus passos”, finaliza. 

Fonte: Andrea Ladislau, psicanalista.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Se você tem sentido a falsidade das pessoas ao seu redor te afetando, experimente esses rituais poderosos contra isso

Amor e Sexo

Urinar após o sexo, evitar preservativos com aromas e outras práticas podem ajudar no combate à doenças e desconfortos

Beleza

Algumas vitaminas garantem o fortalecimento e o crescimento saudável dos cabelos que sofrem com a queda

Beleza

Exposição excessiva a luz azul pode destruir as fibras de colágeno e acelerar o envelhecimento da pele