Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
A volta à rotina após o Carnaval causa tristeza e desânimo nas pessoas
A volta à rotina após o Carnaval causa tristeza e desânimo nas pessoas - Foto: Shutterstock

Comportamento

Tristeza pós-Carnaval? Saiba como superar esse sentimento

Especialista aborda os motivos por trás das grandes expectativas do Carnaval e a tristeza que surge com o fim das festas

Após dois anos suspensos devido a pandemia, blocos e festas particulares promoveram a retomada do Carnaval em 2023. Segundo o Ministério do Turismo, neste ano a festividade movimentou cerca de 46 milhões de pessoas nos tradicionais destinos carnavalescos do país. 

O período é de grande importância para a economia e para os próprios foliões, que utilizam dessas datas para relaxar e buscar uma certa felicidade e alegria que não existe em sua rotina – seja nos blocos ou no sambódromo.  

“A felicidade para existir precisa da falta. O Carnaval é o momento de êxtase, onde as pessoas tentam aplacar a existência das frustrações da vida”, aponta a psicóloga Ana Gabriela Andriani, especialista em terapia de casal e família.

Por que sentimos tristeza pós-Carnaval?

No entanto, com o fim do Carnaval e da empolgação que os dias de festança proporcionam, bate aquela tristeza, também conhecida como “depressão pós-Carnaval”. Afinal, com o fim do feriado, a rotina volta ao normal. Ou seja, não há mais festas nas ruas e o clima geral é de desânimo

“É comum se sentir triste após dias festejando, pois, o Carnaval é aproveitado como válvula de escape para encarar uma difícil realidade, principalmente quando ela não contém muitos momentos de felicidades”, comenta a especialista. 

Como superar a tristeza?

De acordo com a psicóloga, a melhor forma de superar a tristeza pós-Carnaval é curtir a vida intensamente, sem esperar um dia específico para isso. “O mais indicado é que as pessoas comecem a aproveitar todos os momentos da vida, e não apenas os dias de festas”, orienta.

Para ela, é importante que as pessoas encontrem atividades prazerosas para fazer no dia a dia. “Curtir a si próprio, ler um livro, conversar com os amigos em um bar durante a semana, são alguns exemplos de que todos os dias podem ser satisfatórios, e não apenas o Carnaval”, conclui.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Receitas

Consumir alguns legumes com casca vai facilitar a sua vida e ainda trazer vários benefícios para o seu organismo; veja quais

Beleza

Segundo dermatologista, o cortisol, hormônio causador do estresse, acelera o envelhecimento e agrava doenças de pele

Estilo de Vida

As festas juninas começam, geralmente, a partir do dia 1° de junho, mas existem variações; confira!