Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
A volta à rotina após o Carnaval causa tristeza e desânimo nas pessoas
A volta à rotina após o Carnaval causa tristeza e desânimo nas pessoas - Foto: Shutterstock

Comportamento

Tristeza pós-Carnaval? Saiba como superar esse sentimento

Especialista aborda os motivos por trás das grandes expectativas do Carnaval e a tristeza que surge com o fim das festas

Após dois anos suspensos devido a pandemia, blocos e festas particulares promoveram a retomada do Carnaval em 2023. Segundo o Ministério do Turismo, neste ano a festividade movimentou cerca de 46 milhões de pessoas nos tradicionais destinos carnavalescos do país. 

O período é de grande importância para a economia e para os próprios foliões, que utilizam dessas datas para relaxar e buscar uma certa felicidade e alegria que não existe em sua rotina – seja nos blocos ou no sambódromo.  

“A felicidade para existir precisa da falta. O Carnaval é o momento de êxtase, onde as pessoas tentam aplacar a existência das frustrações da vida”, aponta a psicóloga Ana Gabriela Andriani, especialista em terapia de casal e família.

Por que sentimos tristeza pós-Carnaval?

No entanto, com o fim do Carnaval e da empolgação que os dias de festança proporcionam, bate aquela tristeza, também conhecida como “depressão pós-Carnaval”. Afinal, com o fim do feriado, a rotina volta ao normal. Ou seja, não há mais festas nas ruas e o clima geral é de desânimo

“É comum se sentir triste após dias festejando, pois, o Carnaval é aproveitado como válvula de escape para encarar uma difícil realidade, principalmente quando ela não contém muitos momentos de felicidades”, comenta a especialista. 

Como superar a tristeza?

De acordo com a psicóloga, a melhor forma de superar a tristeza pós-Carnaval é curtir a vida intensamente, sem esperar um dia específico para isso. “O mais indicado é que as pessoas comecem a aproveitar todos os momentos da vida, e não apenas os dias de festas”, orienta.

Para ela, é importante que as pessoas encontrem atividades prazerosas para fazer no dia a dia. “Curtir a si próprio, ler um livro, conversar com os amigos em um bar durante a semana, são alguns exemplos de que todos os dias podem ser satisfatórios, e não apenas o Carnaval”, conclui.

Mais notícias como essa

Moda

Nesse momento de oscilação entre frio e calor conhecido como meia-estação, é preciso peças que se adaptem bem a diferentes temperaturas

Astrologia

Saiba qual das fases da lua é a melhor para cada tipo de procedimento, tratamento ou mudança nos cabelos e por quê

Saúde

Ginecologista explica as causas da enxaqueca menstrual e como amenizar o incômodo provocado pela condição

Receitas

Com essas dicas, preparar um feijão delicioso e com o caldo na consistência certa vai ficar muito mais fácil