Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Saiba os principais cuidados com o celular no Carnaval
Saiba os principais cuidados com o celular no Carnaval - Foto: Elena Fragoso / Shutterstock

Comportamento

Vai curtir o Carnaval? Veja 6 dicas para proteger os dados do celular

Especialista explica como é possível proteger a privacidade para não ser vítima de crimes financeiros durante o Carnaval

O Carnaval é uma época de diversão que reúne muitas pessoas, seja para acompanhar os blocos de rua ou os desfiles das escolas de samba. Em qualquer um dos casos, a grande aglomeração sempre gera receio entre os foliões em relação à segurança do celular

Apenas em São Paulo, cidade mais populosa do país, um celular é roubado a cada cinco minutos, conforme dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Os crimes que envolvem a limpeza de contas bancárias, aplicação de golpes e invasão das redes sociais são as maiores preocupações nesta época do ano. 

Pensando nisso, o diretor de tecnologia da operadora digital Nomo, Marcos Augusto, separou algumas das principais dicas para proteger a privacidade e a segurança do celular durante o Carnaval. Confira:

Ative o PIN de segurança do chip do celular

A ativação do PIN dificulta que alguém use o número da linha telefônica em outro aparelho. Isso ajuda a evitar o acesso aos seus contatos e o uso de verificação em duas etapas, por exemplo.

O PIN de segurança é normalmente encontrado no envelope onde fica o cartão SIM. Por isso, é importante não jogar fora antes de anotar o código numérico e guardar em um lugar de fácil acesso e seguro. Caso você não tenha anotado, existe a possibilidade de entrar em contato com a operadora e solicitar o PIN.

Utilize um e-mail secundário 

Evite usar o mesmo e-mail vinculado ao seu celular para a recuperação de senhas de aplicativos críticos. Vincule esses apps a um e-mail que você possa acessar pelo computador. Assim, caso o seu celular seja furtado ou roubado, o ladrão não conseguirá alterar as senhas dos aplicativos.

Considere ter um segundo celular

Se for possível, tenha dois aparelhos: um para deixar em casa e outro para usar na rua, apelidado de “celular do ladrão”. O celular reserva será o único com acesso a serviços bancários, cartões de crédito e outros apps críticos.

Já o “celular do ladrão”, deve conter apenas uma conta com o valor que será utilizado no dia. Também é possível deixar o e-mail secundário vinculado ao celular que fica em casa, a fim de evitar que consigam acessar e movimentar dinheiro da sua conta bancária principal ou os seus dados pessoais.

Desinstale os apps de banco

Caso você tenha apenas um aparelho, apague os aplicativos de banco e e-mail do seu celular antes de ir curtir o Carnaval. Embora isso possa ser incômodo, é uma medida importante para proteger suas informações confidenciais, caso o seu aparelho seja perdido ou roubado. 

Ative a geolocalização do aparelho

Configure “Encontre Meu Dispositivo” no caso do Android ou o “Busque meu iPhone” no caso do iOS. Com essas funcionalidades configuradas no seu celular, você consegue acessá-los remotamente de outro aparelho ou computador com a conta Google, ou iCloud, respectivamente, solicitar bloqueio e até mesmo apagar os dados do dispositivo. 

Faça um B.O em caso de perda ou furto do aparelho 

Com um Boletim de Ocorrência, a polícia e a operadora do celular conseguem colocar o IMEI do aparelho em uma lista de bloqueio, onde a maioria das operadoras consulta antes de ativar um número. Essa ação reduz as chances de o aparelho ser utilizado com outros chips. Para achar o número do IMEI do seu celular, você pode procurar na caixa do aparelho ou digitar *#06# em ligações.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Especialista ensina como aplicar a neurociência no seu dia a dia para aumentar a sua disposição e melhorar a sua produtividade

Pets

Médica-veterinária explica como o estilo de vida e a castração, por exemplo, influenciam em quanto tempo vive um gato

Receitas

Nada mais decepcionante do que fazer um bolo e ele murchar, não é mesmo? Descubra como não passar mais por isso

Receitas

Fazer uma tapioca deliciosa como aquelas de café da manhã de hotel é possível; basta saber de alguns truques especiais