Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Eclipse Solar: quando, onde e quem vai poder acompanhar
O eclipse solar anular poderá ser visto no Brasil - Foto: Shutterstock

Entretenimento

Eclipse Solar: quando, onde e quem vai poder acompanhar

O eclipse solar, fenômeno em que a Lua fica entre a Terra e o Sol, será visível em todas as capitais do Brasil

Um eclipse solar será visível no céu do Brasil no dia 14 de outubro. O fenômeno astronômico ocorre quando a Lua fica entre a Terra e o Sol, cobrindo o disco solar total ou parcialmente. 

O evento, que acontecerá em boa parte do país, é do tipo anular, que ocorre quando a Lua está no seu ponto mais distante da Terra ou se aproximando dela e passa entre o planeta e o Sol. 

Por ser muito menor do que o Sol, a Lua não consegue bloquear totalmente a luz solar e aparece como um disco escuro com uma circunferência brilhante ao seu redor, criando um incrível “anel de fogo”. 

Onde será possível ver? 

O eclipse solar aparecerá em todas as capitais do Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. As capitais Natal (RN) e João Pessoa (PB) são as melhores para observar o fenômeno.

O início do evento está previsto para às 15h (horário de Brasília) e durará até às 18h, com pico por volta das 16h51. O céu ficará mais escuro, embora não tanto como durante um eclipse solar total.

Proteja seus olhos

Vale ressaltar que um eclipse solar não deve ser visto a olho nu, pois isso compromete a saúde ocular. A luz destrói as células na região central da retina, o que pode causar cegueira ou a perda parcial da visão.

Sendo assim, evite olhar diretamente para o eclipse solar. Utilize óculos de proteção especial ou filtros específicos em telescópios para a visualização do fenômeno. Outra maneira de aproveitar com segurança é acompanhando o evento através de transmissões ao vivo pelo Youtube. 

Onde ver o eclipse solar?

O Observatório Nacional, unidade de pesquisa do MCTI, em parceria com a organização internacional Time and Date, transmitirá ao vivo todo o eclipse solar anular. A live acontece no canal do Observatório Nacional no Youtube, a partir das 11h30 (horário de Brasília).

Mais notícias como essa

Saúde

Hidratação ocular e proteção da luz solar são fatores importantes para manter os olhos saudáveis

Beleza

Confira dicas valiosas para obter a máxima duração e projeção de seus perfumes favoritos

Estilo de Vida

Essas simpatias para renovação poderosas vão te ajudar a conseguir um novo emprego, amor, lar ou até novas energias

Saúde

Especialista explica como a falta de sol no inverno pode impactar a saúde mental e orienta sobre os cuidados necessários nesse período