Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Novidade do Google Fotos om IA gerou certa controvérsia
Novidade do Google Fotos om IA gerou certa controvérsia - Shutterstock

Entretenimento

Google Fotos com IA: entenda as diferenças e como usar

O Google Fotos deve lançar em breve recursos ligados à inteligência artificial (IA); saiba quais são eles e por que eles geram certa polêmica

Nos últimos dias, foi anunciado que o Google Fotos está ganhando alguns novos recursos ligados à inteligência artificial (IA). As novidades vêm com o lançamento dos smartphones Pixel 8 e Pixel 8 Pro e vão trazer vários avanços em relação à edição de fotos e vídeos nesses aparelhos.

Um dos novos recursos é o Magic Editor, que vai usar a IA para fazer certas modificações em imagens, como alterar cenários, remover certos objetos e até mover coisas e pessoas dentro da foto. Outro recurso, o Best Take, vai conseguir pegar várias fotos semelhantes e identificar o “melhor rosto” entre elas para cada pessoas nas imagens, criando uma foto final perfeita.

Já quando o assunto são vídeos, a maior novidade é o Audio Magic Eraser. Ele usará IA para separar as faixas de áudio de um vídeo e, assim, auxiliar na hora de minimizar ruídos indesejados.

Todas essas funções já podiam ser feitas de outras formas em softwares ou aplicativos, porém geralmente estavam limitados apenas a profissionais e especialistas, já que não eram tão fáceis de serem obtidos e usados. Ou seja, a maior mudança será justamente o fato de esses recursos ficarem mais populares, de forma que “qualquer pessoa” vai poder usá-los.

Controvérsias da IA

Apesar de, por um lado, a notícia das novas ferramentas ter animado várias pessoas, ela também causou certa polêmica. Isso justamente porque agora mais pessoas terão como modificar coisas em suas fotos, criando imagens que não condizem com a realidade dos momentos capturados.

Ou seja, esses novos recursos do Google Fotos reascendem discussões muito atuais e pertinentes. Perguntas sobre até onde podem ir os ajustes de edição e quando isso vai longe demais. Até o momento, não há um consenso sobre essas questões e muitas reflexões ainda devem surgir.

A VP do Google Fotos, Shimrit Ben-Yair, chegou inclusive a falar sobre essa questão. Na ocasião, ela explicou que o Google se compromete a adicionar metadados para sinalizar imagens editadas com a IA. Assim, a ideia é que as pessoas possam saber quando uma foto compartilhada sofreu alterações.

Mais notícias como essa

Moda

Você já pensou nos seus looks de inverno para esse ano? Confira opções de peças para apostar e deixe suas produções ainda mais estilosas

Receitas

Algumas dicas podem te ajudar a facilitar as compras de supermercado e não passar horas do seu dia nessa tarefa

Receitas

Higienização correta dos alimentos é primordial para evitar a intoxicação alimentar e garantir a saúde e o bem-estar

Saúde

Saiba quanto tempo antes de dormir você deve parar de beber café e qual é a quantidade máxima de cafeína recomendada para não perder...