Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Veja essas ideias de brincadeiras para a sua Festa Junina desse ano
Veja essas ideias de brincadeiras para a sua Festa Junina desse ano - Foto: Shutterstock

Estilo de Vida

10 brincadeiras e atividades de Festa Junina

Professores e pais podem organizar brincadeiras para as crianças e jovens aproveitarem a Festa Junina na escola ou em casa

A Festa Junina é uma celebração importante na cultura brasileira e vários de seus elementos são grandes conhecidos nossos, não é mesmo? As decorações de Festa Junina, suas comidas, roupas e músicas, por exemplo, são clássicas e amadas por praticamente qualquer brasileiro. E um desses aspectos que não podem ficar de fora de nenhum arraiá que se preze são as brincadeiras de Festa Junina.

Tanto nas festinhas nas escolas quanto em celebrações tradicionais desta data, as crianças (e adultos!) sempre se divertem com essas atividades típicas. Se você se responsabilizou por montar uma festa junina de respeito, veja a seguir 10 opções de brincadeiras de Festa Junina para agradar às crianças e junte-se a elas na diversão!

Pescaria

Essa é a mais clássica entre as brincadeiras de Festa Junina! Crie um espaço com piscinas infláveis e coloque peixinhos de plástico numerados. Aí, dê varas de pescar para as pessoas pegarem os peixes e separe prêmios diferentes para cada número retirado.

Corrida do saco

Divida os participantes em equipes e realize uma divertida corrida do saco, onde ganha a equipe que chegar primeiro ao fim do percurso. E não se preocupe se cair – faz parte da brincadeira! Só é preciso, realizá-la em um local macio, onde as crianças não vão se machucar se levarem tombos.

Jogo da argola

Monte um suporte com garrafas ou cones e desafie as pessoas a acertarem as argolas nas garrafas para ganhar pontos. É mais difícil do que parece, viu?

Boca do palhaço

Esse jogo precisa de um pouco mais de preparação, já que você terá que desenhar um palhaço em um painel e cortar um buraco na boca. Mas depois é só dar bolas de tecido ou pequenos saquinhos para as pessoas tentarem acertar o alvo.

Dança das cadeiras

Organize cadeiras em círculo e toque uma música típica de festa junina. Quando a música parar, as pessoas devem sentar-se rapidamente nas cadeiras. A cada rodada, retire uma cadeira e, posteriormente, continue até restar apenas um vencedor.

Cabo de guerra

Monte dois times que estejam equilibrados em relação à força e ao número de participantes. Cada equipe deve se posicionar em lados opostos da corda, segurando-a firmemente e começar a puxar. A equipe que conseguir puxar mais forte vence.

Quem é o caipira?

Para essa brincadeira, primeiramente as crianças devem estar vestidas de caipira e em formato de círculo. Então, um dos participantes, vendado, deve ficar no meio do círculo e acertar quem é quem pela voz.  

Queimada junina

Gosta de queimada? Então uma ideia é usar bolas de meia vermelhas e amarelas e transformar o jogo em algo temático, fingindo que as bolas são as fogueiras de Festa Junina.

Amarelinha junina

Outra brincadeira que pode ser adaptada para a Festa Junina é a amarelinha. Para isso, desenhe no chão uma amarelinha que, além dos números, tenham elementos típicos de festa junina. As crianças devem pular de casa em casa, seguindo a sequência numérica, sem pisar nas linhas, como na brincadeira tradicional.

Casamento na roça

Encene um casamento caipira com as crianças se vestindo de noivos, padre, noivas, damas e padrinhos. Faça uma cerimônia divertida, com direito a troca de alianças e promessas engraçadas – tudo de brincadeira, é claro!

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Especialistas falam sobre as causas do transtorno afetivo sazonal e explicam como lidar com esse problema

Beleza

Especialista explica quais são os tipos de base que existem no mercado e como escolher o produto ideal para a sua pele

Comportamento

Atividades garantem a diversão e auxiliam no aprendizado dos pequenos durante esse período em casa

Pets

Especialista explica como o treinamento de filhotes pode ajudá-los a ter uma melhor socialização e um desenvolvimento saudável