Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Confira as melhores atividades físicas para mulheres de todas as idades
Confira as melhores atividades físicas para mulheres de todas as idades - Shutterstock

Estilo de Vida

5 atividades físicas indicadas para mulheres de todas as idades

Se movimentar no dia a dia é muito importante para a saúde das mulheres; veja atividades físicas que são ideais para qualquer idade

Ainda que seja essencial para todos, as atividades físicas possuem benefícios específicos para as mulheres, como a atenuação dos sintomas da menopausa. Um estudo publicado na revista médica Journal of Pharmacology demonstrou que os exercícios podem diminuir indiretamente o risco relativo de morte em 35% para elas.

A melhor atividade física para cada mulher dependerá de vários fatores, como a sua idade. Todavia, existem aquelas que são vantajosas para todas as faixas etárias. Além dos benefícios para a saúde corporal, como menor chance de desenvolver câncer de colo e um melhor controle da pressão arterial, essas práticas ajudam na saúde mental.

“As vantagens do público feminino se exercitar são diversas. Entre elas está a diminuição os sintomas da depressão, que pode ser alcançada com apenas 20 a 40 minutos de prática, três vezes por semana, durante seis semanas. Estar em movimento é uma maneira de manutenção da saúde mental”, comenta o treinador e educador físico Antônio Rebolho, da Academia Gaviões.

O educador físico separou, a seguir, algumas atividades físicas boas para mulheres de todas as idades para incluir na sua rotina. Confira:

Pilates

Uma das atividades físicas mais procuradas por mulheres de todas as idades, o pilates é repleto de benefícios para a saúde.

“Ele é capaz de equilibrar o corpo e a mente, fortalecendo, tonificando e promovendo alongamento, melhorando a circulação sanguínea, aumentando a disposição e auxiliando a reduzir o estresse. É bom também para o fortalecimento da musculatura profunda e superficial do abdômen feminino, ajudando a manter a boa postura”, explica o especialista.

Natação

Segundo Antônio Rebolho, a natação faz com que o organismo libere mais facilmente os hormônios do bem-estar. Ademais, a prática, que pode ser feita por mulheres de qualquer faixa etária, é ótima para o sistema respiratório, aumenta a longevidade, estimula os reflexos e ajuda no equilíbrio.

Musculação

A intensidade e as modalidades de musculação podem ser diferentes dependendo da idade e de outras características de cada mulher, porém a prática é ideal em qualquer faixa etária. Inclusive, pode ser ótima na terceira idade para conservar massa magra, desde que feita da maneira correta e com auxílio de um profissional.

Entre os exercícios de musculação, lembre-se de incluir alguma atividade aeróbica, pois ela também vai ser importante para melhorar o condicionamento físico e, se for o caso, queimar calorias. Um exemplo é pular corda cerca de 20 minutos ao dia.

Aulas de consciência corporal

Talvez você nunca tenha ouvido falar nesse nome, mas essas aulas contemplam coisas conhecidas, como o yoga e o alongamento.

“Elas auxiliam na consciência e dimensão do corpo, sendo ideais para quem busca autoconhecimento por serem mais calmas”, diz o educador físico.

Aulas cardiorrespiratórias

Considerada de alta intensidade, essa atividade física também é boa para mulheres de todas as idades. As aulas podem incluir treino funcional, step, spinning, dança e jump e aumentam a frequência cadiorrespiratória, além de auxiliar no ganho de agilidade.

“Recomendo para quem gosta de agitação e coletivismo. Quando a atividade é aplicada com uma boa alimentação, os benefícios para a perda de peso são significativos”, finaliza Rebolho.

Mais notícias como essa

Saúde

Tratamentos estéticos para tratar manchas e pintas escuras podem acelerar quadro de câncer de pele

Estilo de Vida

Existem várias dicas que você pode seguir para lidar com o seu karma e equilibrá-lo; descubra quais são elas

Receitas

Apesar de a batata ser vista injustamente como um “alimento que engorda”, ela pode sim ser incorporada em uma dieta saudável

Pets

Veterinária explica as razões que levam a esse comportamento e como ajudar o pet a se sentir confortável em casa