Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
A acupuntura é uma técnica ligada à medicina chinesa que usa agulhas para estimular pontos no corpo
A acupuntura é uma técnica ligada à medicina chinesa que usa agulhas para estimular pontos no corpo - Foto: Shutterstock

Estilo de Vida

Acupuntura pode ser benéfica para tratar ansiedade; entenda

A acupuntura pode ser ótima para a saúde mental; conheça os poderes e benefícios da prática e entenda como ela pode ajudar na ansiedade

Você sabia que a acupuntura pode ser benéfica para a saúde mental? Pois é! Os sintomas de ansiedade, por exemplo, podem ser melhorados e aliviados com a ajuda desta técnica ligada à medicina chinesa.

A acupuntura é uma prática alternativa que usa agulhas para estimular pontos dos canais e vasos que provocam respostas nas diversas estruturas do nosso sistema. Como cada ponto tem uma função específica, é preciso primeiro ter um diagnóstico médico para saber como a acupuntura pode te ajudar.

A partir disso, a técnica pode corrigir as disfunções das estruturas onde o problema está e possibilitar o tratamento de várias doenças. Mas atenção: juntamente com a acupuntura, é necessário também fazer certas correções de hábitos de vida, como a adequação da alimentação e do balanço entre as atividades laborais e recreativas.

Além disso, dependendo da doença que está sendo tratada, é comum utilizar medicamentos chineses juntamente com a acupuntura.

Como a acupuntura auxilia na ansiedade?

Segundo o médico acupunturista Dr. Luiz Sampaio, a prática alternativa pode ajudar na ansiedade de forma efetiva e sem trazer os efeitos adversos dos medicamentos geralmente utilizados para esse tipo de tratamento.

“A combinação de acupuntura, visando minimizar a reação do organismo à agressão com práticas meditativas, e associação de fitoterápicos têm dado boa resposta para tratar o problema”, explica o especialista.

É preciso pensar em diversos fatores para decidir se a acupuntura é a melhor opção para o tratamento e quantas sessões serão necessárias. Dentre eles, estão a gravidade da doença, seu tempo de instalação no organismo, idade do paciente e disponibilidade em mudar hábitos não-saudáveis do dia a dia.

Antes de usar a acupuntura no tratamento para a ansiedade, é preciso levar vários fatores sobre o caso específico de cada pessoa em consideração
Antes de usar a acupuntura no tratamento para a ansiedade, é preciso levar vários fatores sobre o caso específico de cada pessoa em consideração – Foto: Shutterstock

“Doenças agudas em pessoas jovens e previamente saudáveis respondem de modo muito rápido, às vezes com uma única sessão. Já pessoas com doenças crônicas e debilitadas, a resposta é menos evidente e o tempo dedicado ao tratamento é maior”, exemplifica o Dr. Luiz Sampaio.

Além disso, quando os sintomas são mais graves, a medicina chinesa pode não dispor de todos os recursos necessários para o tratamento. Ou seja, é fundamental ter o acompanhamento com um tratamento psicológico também, viu?

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Receitas

Consumir alguns legumes com casca vai facilitar a sua vida e ainda trazer vários benefícios para o seu organismo; veja quais

Beleza

Segundo dermatologista, o cortisol, hormônio causador do estresse, acelera o envelhecimento e agrava doenças de pele

Estilo de Vida

As festas juninas começam, geralmente, a partir do dia 1° de junho, mas existem variações; confira!