Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
A acupuntura é uma técnica ligada à medicina chinesa que usa agulhas para estimular pontos no corpo
A acupuntura é uma técnica ligada à medicina chinesa que usa agulhas para estimular pontos no corpo - Foto: Shutterstock

Estilo de Vida

Acupuntura pode ser benéfica para tratar ansiedade; entenda

A acupuntura pode ser ótima para a saúde mental; conheça os poderes e benefícios da prática e entenda como ela pode ajudar na ansiedade

Você sabia que a acupuntura pode ser benéfica para a saúde mental? Pois é! Os sintomas de ansiedade, por exemplo, podem ser melhorados e aliviados com a ajuda desta técnica ligada à medicina chinesa.

A acupuntura é uma prática alternativa que usa agulhas para estimular pontos dos canais e vasos que provocam respostas nas diversas estruturas do nosso sistema. Como cada ponto tem uma função específica, é preciso primeiro ter um diagnóstico médico para saber como a acupuntura pode te ajudar.

A partir disso, a técnica pode corrigir as disfunções das estruturas onde o problema está e possibilitar o tratamento de várias doenças. Mas atenção: juntamente com a acupuntura, é necessário também fazer certas correções de hábitos de vida, como a adequação da alimentação e do balanço entre as atividades laborais e recreativas.

Além disso, dependendo da doença que está sendo tratada, é comum utilizar medicamentos chineses juntamente com a acupuntura.

Como a acupuntura auxilia na ansiedade?

Segundo o médico acupunturista Dr. Luiz Sampaio, a prática alternativa pode ajudar na ansiedade de forma efetiva e sem trazer os efeitos adversos dos medicamentos geralmente utilizados para esse tipo de tratamento.

“A combinação de acupuntura, visando minimizar a reação do organismo à agressão com práticas meditativas, e associação de fitoterápicos têm dado boa resposta para tratar o problema”, explica o especialista.

É preciso pensar em diversos fatores para decidir se a acupuntura é a melhor opção para o tratamento e quantas sessões serão necessárias. Dentre eles, estão a gravidade da doença, seu tempo de instalação no organismo, idade do paciente e disponibilidade em mudar hábitos não-saudáveis do dia a dia.

Antes de usar a acupuntura no tratamento para a ansiedade, é preciso levar vários fatores sobre o caso específico de cada pessoa em consideração
Antes de usar a acupuntura no tratamento para a ansiedade, é preciso levar vários fatores sobre o caso específico de cada pessoa em consideração – Foto: Shutterstock

“Doenças agudas em pessoas jovens e previamente saudáveis respondem de modo muito rápido, às vezes com uma única sessão. Já pessoas com doenças crônicas e debilitadas, a resposta é menos evidente e o tempo dedicado ao tratamento é maior”, exemplifica o Dr. Luiz Sampaio.

Além disso, quando os sintomas são mais graves, a medicina chinesa pode não dispor de todos os recursos necessários para o tratamento. Ou seja, é fundamental ter o acompanhamento com um tratamento psicológico também, viu?

Mais notícias como essa

Receitas

Rico em vitaminas, minerais e fibras, inhame ajuda a reduzir o colesterol, auxilia no controle das cãibras e melhora a saúde intestinal

Estilo de Vida

Se você tem sentido a falsidade das pessoas ao seu redor te afetando, experimente esses rituais poderosos contra isso

Amor e Sexo

Urinar após o sexo, evitar preservativos com aromas e outras práticas podem ajudar no combate à doenças e desconfortos

Moda

O inverno já chegou e é a hora de usar aqueles casacos e jaquetas lindos; veja quais são as tendências da moda inverno neste...