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Faça meditação enquanto limpa a casa ou faz outras tarefas
Faça meditação enquanto limpa a casa ou faz outras tarefas - Shutterstock

Estilo de Vida

Una seu bem-estar e os afazeres do dia a dia com a meditação ativa

Essa é uma maneira de conciliar a meditação enquanto se realiza outras tarefas cotidianas; saiba mais

A meditação é uma prática que traz diversos benefícios para o bem-estar. Porém, por mais que seja fácil falar, às vezes é difícil fazer, ainda mais com os afazeres do dia a dia. É por isso que a meditação ativa, uma forma de meditar enquanto realiza outras tarefas, torna-se a escolha ideal para a maioria das pessoas.

A meditação ativa é realizada por meio da atenção plena e, então, pode ser executada enquanto outras tarefas são feitas. Com ela, é possível acalmar a mente, tornando-se assim uma pessoa mais produtiva, criativa e inovadora.

Além disso, o exercício é um ótimo jeito de iniciar a prática para quem nunca fez. Então se você é iniciante no mundo da meditação ou simplesmente não tem tempo sobrando no dia a dia, aprenda a seguir como apostar na meditação ativa!

Aprenda a aderir à meditação ativa

Primeiramente, a meditação ativa é diferente da passiva – que é aquela mais tradicional onde é preciso estar em uma posição confortável, com os olhos abertos ou fechados, respirando profundamente. Na verdade, a meditação ativa é quase o contrário disso, já que ela pode ser realizada enquanto a pessoa se movimenta, cozinha ou até limpa a casa.

Mas o momento onde as pessoas mais curtem fazer a meditação ativa é durante caminhadas. Nesse momento, a ideia é se concentrar nos passos dados, na forma como se caminha e no contato dos pés (preferencialmente descalços) com o solo.

Tudo isso fica ainda melhor se essas caminhadas forem feitas em locais calmos. Já para fazer a meditação ativa dentro de casa, enquanto realiza outras tarefas, há alguns outros passos que você pode seguir. Listamos eles a seguir:

  • Mantenha a mente focada na atividade: pense no que você está fazendo
  • Observe o movimento das suas mãos ou dos pés
  • Sinta a textura dos objetos que você está utilizando
  • Olhe para as roupas que você está usando
  • Perceba se há algum aroma no ambiente
  • Sinta também a temperatura do local no seu corpo
  • Se algum pensamento surgir, reflita sobre ele e o deixe ir

Essa lista não precisa ser uma regra, mas pode ser boa para te ajudar a começar a meditação ativa. O importante, no geral é evitar que a sua mente se prenda em eventos do futuro ou do passado, vivendo o presente.

Ah, e uma última dica: se você é daquelas pessoas que adora ouvir música, colocar as suas melodias preferidas para tocar durante a meditação ativa também pode ajudar. Afinal, a música também é ótima para a nossa paz interior e autocuidado.

Fonte: João Bidu

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