Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Exercícios de mobilidade são fundamentais para prevenir problemas que restringem a movimentação do corpo
Exercícios de mobilidade aumenta a amplitude das articulações - Foto: Shutterstock

Estilo de Vida

Exercícios de mobilidade: entenda os benefícios

Exercícios de mobilidade são fundamentais para prevenir problemas que restringem a movimentação do corpo

O nosso corpo foi feito para estar em constante movimento e os exercícios de mobilidade são fundamentais para prevenir problemas articulares que restringem essa movimentação.

Passar muito tempo sentado, trabalhando, estudando ou mesmo mexendo no celular contribui para a redução da mobilidade, o que dificulta a realização de movimentos simples no dia a dia como subir escadas, por exemplo.

O educador físico na Red Fitness, Clauber Carvalho, explica que os exercícios de mobilidade ajudam a aumentar a amplitude das articulações e a melhorar a performance física, além de prevenir e contribuir para a recuperação de lesões.

Segundo o profissional, não existe restrição para a prática dos exercícios. “Exercícios de mobilidade, quanto mais fizer, melhor. Vai diminuindo o risco e aumentando a amplitude dos movimentos”, destaca.

Benefícios dos exercícios de mobilidade

Os exercícios de mobilidade podem trazer diversos benefícios para o corpo. Há aumento da força muscular e temperatura corporal e redução de estresse nas articulações. Também corrige desequilíbrios musculares e melhora a flexibilidade e gestos esportivos. 

O educador físico e CEO da Red Fitness, Ronaldo Godoi, ressalta que os exercícios devem ser feitos de forma passiva, sem insistências nas posições. “O aluno quando encurtado deve redobrar os cuidados e ter sempre um profissional de educação física por perto para orientar”, alerta o empresário. 

Conheça os principais exercícios

Os exercícios de mobilidade podem ser feitos em casa ou em academias, como parte do aquecimento antes dos treinos. Alguns dos principais exercícios são:

  • Mobilidade de ombro;
  • Agachamento lateral alternado;
  • Extensão de quadril;
  • Perdigueiro;
  • Alongamento gato-vaca;
  • Mobilidade de quadril-joelho e tornozelos;
  • Mobilidade de punho;
  • Rotação de tronco;
  • Círculos de pescoço;
  • Rotação de ombros.

No entanto, para fazer os exercícios de maneira correta, é recomendado realizá-los sob a orientação de um educador físico. Isso é importante para evitar o surgimento ou agravamento de problemas pré-existentes.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Influenciadora mística Nanda Silveira explica o que pode atrapalhar a Lei da Atração e dá algumas dicas para você conseguir atrair o que pensa

Beleza

Corte curto e cheio de movimento é tendência entre celebridades; conheça o choppy bob e saiba como utilizar

Saúde

Especialista alerta sobre as doenças inflamatórias intestinais e a importância do diagnóstico precoce

Receitas

Se o seu bolo ficou seco demais, assou mais do que o esperado ou até ficou solado, pode ser possível reaproveitá-lo de alguma forma