Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Conheça 6 benefícios do consumo regular de chás para a saúde
Chás auxiliam no bem-estar, mas não substituem tratamentos médicos - Foto: Shutterstock

Estilo de Vida

Consumo de chás faz bem para a saúde? Veja 6 benefícios

Saiba como a bebida rica em propriedades medicinais pode contribuir para uma vida mais saudável e equilibrada

Considerada a segunda bebida mais consumida no mundo, ficando atrás apenas da água, os chás são conhecidos desde a Antiguidade pelas suas propriedades medicinais. Sendo assim, eles podem ser incluídos na rotina alimentar, desde que não substituam os tratamentos médicos, alerta o nutricionista Rodrigo Moreira.

“As ervas servem como complemento de uma dieta saudável, natural e que auxiliam no bem-estar das pessoas”, afirma o consultor da Leão Alimentos e Bebidas. A seguir, o especialista elencou seis benefícios à saúde associados ao consumo de chás.

Diminui níveis de colesterol no sangue

De acordo com estudo publicado pelo American Journal of Clinical Nutrition, alguns chás, como o chá-verde, auxiliam na redução do colesterol LDL, também chamado de “colesterol ruim”, pois inibem a sua absorção. Por isso, essa bebida associada a uma dieta saudável pode ajudar a evitar que o LDL se acumule em artérias, o que dificulta o fluxo de sangue e aumenta o risco de infarto e AVC.

Acalma naturalmente

Muitos chás podem auxiliar diretamente na redução do estresse, reduzindo os níveis do hormônio cortisol na corrente sanguínea e auxiliando no relaxamento e aumento de concentração. Apenas algumas xícaras por dia são responsáveis por uma melhoria no equilíbrio mental e na produtividade.

Auxilia no controle da pressão arterial

Alterações na pressão arterial, especialmente a pressão alta, podem causar sérios problemas de saúde, como infarto e insuficiência cardíaca. Alguns chás, como o de hibisco, auxiliam indiretamente na redução de níveis de pressão graças ao seu poder diurético, que estimula o funcionamento dos rins e contribui para a eliminação da urina. 

Melhora a qualidade do sono

O consumo de chás, sobretudo os conhecidos por seus efeitos naturais calmantes como os de ervas, auxiliam na redução do estresse. Além disso, promovem o relaxamento geral do corpo, o que ajuda diretamente na melhoria da qualidade do sono.

Ajuda na desintoxicação do organismo

Os chás são ricos em antioxidantes, compostos que combatem os radicais livres, responsáveis por acelerar o processo de deterioração celular. Portanto, a bebida pode auxiliar na desintoxicação e no envelhecimento do organismo. 

Mantém a hidratação do corpo

Estudos indicam que alguns chás, quentes ou frios, desempenham função de hidratação no organismo, contribuindo para levar nutrientes às células, lubrificar articulações, auxiliar no controle da temperatura corporal e eliminar toxinas por meio da urina.

Mais notícias como essa

Receitas

Rico em vitaminas, minerais e fibras, inhame ajuda a reduzir o colesterol, auxilia no controle das cãibras e melhora a saúde intestinal

Estilo de Vida

Se você tem sentido a falsidade das pessoas ao seu redor te afetando, experimente esses rituais poderosos contra isso

Amor e Sexo

Urinar após o sexo, evitar preservativos com aromas e outras práticas podem ajudar no combate à doenças e desconfortos

Comportamento

Pesquisa realizada por universidade londrina apontou que 63% dos pais nunca falaram sobre morte com os filhos pequenos