Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
A pele do bebê é bastante delicada durante os primeiros meses de vida, exigindo cuidado e atenção redobrados
A pele do bebê recém-nascido pode sofrer alergias e irritações - Foto: Shutterstock

Estilo de Vida

5 cuidados essenciais com a pele do bebê recém-nascido

A pele do bebê é bastante delicada durante os primeiros meses de vida, exigindo cuidado e atenção redobrados

A pele do bebê exige uma série de cuidados durante os seus primeiros meses de vida. Isso porque a pele do recém-nascido é bastante delicada e, por isso, está suscetível a sofrer com alergias, inflamações e irritações. 

Nesse período, a pele do bebê pode apresentar, por exemplo, brotoejas causadas pelo clima, dermatites e alergias às fraldas ou produtos diários, como sabonetes, shampoos, talcos, amaciante de roupas, entre outros. 

Para ajudar pais, mães e cuidadores a prevenir esses problemas, a pediatra neonatologista Dra. Andrea Patente separou cinco cuidados essenciais com a pele do bebê que ajudam a manter a integridade da barreira cutânea e garantir o seu desenvolvimento saudável. 

1. Use água morna e sabonete neutro no banho

Durante o banho do bebê, limite o tempo, evite água muito fria ou muito quente e produtos com fragrâncias pois podem ressecar e irritar a pele. Após o banho, aplique um hidratante específico para bebês, preferencialmente, sem perfume.

2. Troque as fraldas com frequência

Fazer a troca frequente das fraldas evita que a pele do bebê fique irritada ou ferida pelo contato com umidade, fezes e urina. Use pomadas protetoras se necessário.

3. Opte por roupas de algodão

Roupas mais soltas e com esse tecido permitem a circulação de ar e permitem que a pele “respire”. Nos primeiros meses, lave as roupinhas do bebê separadamente, com detergente suave e um ciclo de lavagem completo.

4. Atente-se à exposição solar

Evite que o bebê fique diretamente exposto ao sol. Mantenha-o na sombra e sempre que possível, utilize roupas com fator de proteção, preferencialmente acima de 50, para garantir a proteção da pele. 

5. Cuidado com as unhas do bebê

As unhas dos recém-nascidos são extremamente finas, afiadas e crescem rapidamente. Por isso, é necessário apará-las duas vezes por semana, para evitar que os bebês se arranhem.

Mais notícias como essa

Moda

Nesse momento de oscilação entre frio e calor conhecido como meia-estação, é preciso peças que se adaptem bem a diferentes temperaturas

Estilo de Vida

Influenciadora e especialista em Lei da Atração, Nanda Silveira lista as melhores técnicas de manifestação para encontrar sua alma gêmea

Astrologia

Saiba qual das fases da lua é a melhor para cada tipo de procedimento, tratamento ou mudança nos cabelos e por quê

Receitas

Com essas dicas, preparar um feijão delicioso e com o caldo na consistência certa vai ficar muito mais fácil