Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
A desintoxicação do couro cabeludo tem vários benefícios para o cabelo
A desintoxicação do couro cabeludo tem vários benefícios para o cabelo - Shutterstock

Estilo de Vida

Desintoxicação do couro cabeludo: benefícios e quem deve fazer

Dermatologista explica o que é a desintoxicação do couro cabeludo, as vantagens da técnica e em que casos ela é recomendada

Hoje em dia, existem os mais variados cuidados com o cabelo. Tem técnicas para deixar os fios menos oleosos, mais brilhantes, com menos frizz, entre inúmeras outras funções. E uma das que tem feito sucesso ultimamente é a desintoxicação do couro cabeludo.

Os vídeos de “ASMR calmante” com massagens zen no couro cabeludo em cascata ou sessões calmantes de cabelo com vapor estão por todo lado nas redes sociais. Porém, o que muitos não sabem é que a ideia desses tratamentos não é apenas estética, prometendo também outros benefícios.

Mas, primeiramente, como é feita essa prática? Basicamente, a desintoxicação do couro cabeludo envolve uma combinação de limpeza e esfoliação, seja através de massagens ou ferramentas mecânicas. Com isso, ela consegue eliminar células mortas, resíduos de produtos e outras impurezas.

A técnica pode ser feita em casa ou no salão de beleza. “Ao realizar essa desintoxicação periodicamente, junto à rotina de lavagem regular, é possível observar de uma série de benefícios para a saúde capilar e do couro cabeludo”, explica a dermatologista Mayla Carbone.

Benefícios da prática

Segundo a médica, a desintoxicação do couro cabeludo é um procedimento que aprimora a saúde da pele da cabeça. “Ela regula a renovação celular, reduz a inflamação e reduz o sebo e estimula o fluxo sanguíneo para garantir um couro cabeludo saudável para quem tem ou não cabelo”, explica a membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Além de promover a limpeza profunda do couro cabeludo, a desintoxicação pode prevenir o surgimento de problemas cutâneos que poderiam desencadear complicações adicionais.

“Fazer uma desintoxicação do couro cabeludo regularmente, de preferência uma vez por mês, é útil para manter o couro cabeludo limpo e os folículos limpos, além de ajudar a fornecer um ambiente saudável para o cabelo prosseguir com seu ciclo normal de crescimento”, ressalta a especialista.

Quem deve fazer?

Pessoas com todos os tipos de cabelo podem fazer a desintoxicação do couro cabeludo, de acordo com Mayla. Entretanto, o procedimento é especialmente útil para fios com textura grossa, áspera e cacheada. “Pessoas com cabelo oleoso ou que enfrentam problemas como caspa ou queda de cabelo também podem encontrar uma solução através deste procedimento”, completa.

A descamação leve, a coceira ou o acúmulo visível de produto também são sinais de que seu couro cabeludo pode se beneficiar de uma desintoxicação. Aliás, a médica destaca que a maioria das pessoas deveria considerar realizar esse procedimento pelo menos duas vezes ao ano para evitar tais problemas.

“De qualquer forma, é essencial investigar outras possíveis causas, como reações alérgicas ou infecções, caso haja persistência de coceira no couro cabeludo, antes de recorrer à desintoxicação. Afinal, estar atento à saúde do couro cabeludo é tão importante quanto os cuidados com os fios em si”, finaliza Mayla.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Beleza

O batom vermelho é um dos que ficam mais aparentes quando você borra na hora de passar, mas tem como usar ele sem esse...

Estilo de Vida

Alguns salmos poderosos podem te ajudar a ter mais dinheiro e prosperidade na vida; conheça alguns e ponha as orações em prática

Beleza

Algumas maquiagens podem ficar ruins antes mesmo da data de validade; descubra como saber se a make já está estragada