Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Com essas dicas, vai ser mais fácil aderir ao Dia Mundial Sem Carro
Com essas dicas, vai ser mais fácil aderir ao Dia Mundial Sem Carro - Shutterstock

Estilo de Vida

Dia Mundial Sem Carro: dicas para sair a pé ou de bicicleta com energia

Profissional de Educação Física explica como se preparar para incluir caminhadas ou a bicicleta na rotina sem riscos à saúde

O dia 22 de setembro é conhecido por ser o Dia Mundial Sem Carro, uma campanha de conscientização sobre os benefícios da troca do carro por outros meios de locomoção. Essas vantagens vão desde as ambientais até às de mobilidade urbana.

Isso sem falar que algumas dessas opções ainda são benéficas para a saúde. “O deslocamento por meio de exercícios físicos como caminhada ou bicicleta traz diversos benefícios, não só para a saúde, mas também em relação a estresse e produtividade no trabalho, pois estão diretamente ligados a hormônios do prazer”, explica Ana Carolina Matos Correia, profissional de Educação Física da TotalPass.

No entanto, trocar o carro por outros meios de locomoção pode exigir certo preparo. Afinal, começar a se locomover a pé ou de bicicleta com frequência pode causar cansaço e até mesmo lesões. Mas para te auxiliar nessa mudança de hábito, a especialista reúne, neste Dia Mundial Sem Carro, 5 dicas sobre como se preparar para caminhar ou andar de bicicleta com energia e sem riscos para a saúde.

Prepare o corpo

Primeiramente, é importante começar a incorporar caminhadas ou pedaladas na rotina diária aos poucos. “A preparação ajuda a aquecer os músculos e as articulações, aumentando a circulação sanguínea e a flexibilidade. Isso reduz o risco de lesões musculares, distensões e entorses durante o exercício. Um aquecimento apropriado prepara o corpo para um melhor desempenho, aumenta a capacidade dos músculos e do sistema cardiovascular”, explica Ana Carolina.

Alimente-se bem antes de sair de casa

Sem nutrientes o suficiente, o corpo não vai ter a energia necessária para se locomover de um local a outro, já que essas formas de transporte gastam muito mais energia. Os carboidratos, por exemplo, são necessários nesse momento, por serem uma das principais fontes de energia para o corpo durante o exercício.

“Além disso, comer antes da atividade ajuda a manter os níveis de glicose no sangue estáveis. Isso é importante para evitar a hipoglicemia, que pode causar fraqueza, tontura e até desmaios”, alerta a profissional.

Use os equipamentos corretos

Alguns modelos de tênis são desenvolvidos para melhorar a experiência do exercício e garantir a segurança e o conforto durante a atividade física. Então, se for começar a caminhar ou andar de bicicleta nesse Dia Mundial Sem Carro (ou em qualquer outro), é muito importante usar um calçado adequado.

Isso porque, eles evitam um grande impacto nos joelhos e quadril, prevenindo doenças articulares. Além disso, se for andar de bicicleta, também é imprescindível usar equipamentos específicos para a segurança, como o capacete e as joelheiras.

Tenha uma boa noite de sono

O sono auxilia na recuperação e na melhora do condicionamento físico. Por isso, caminhar, andar de bicicleta ou fazer outros exercícios tendo dormido mal pode aumentar os níveis de estresse e afetar negativamente a energia.

Respeitar os seus limites

Por fim, não se esqueça de sempre respeitar os limites do seu corpo. Ou seja, não comece já percorrendo grandes caminhos a pé ou indo de bicicleta para o trabalho todos os dias se seu corpo não está acostumado com isso. A sua saúde deve estar sempre em primeiro lugar!

Mais notícias como essa

Saúde

Oftalmologista explica o que é glaucoma, quais são os principais sintomas e como tratar a condição

Beleza

Profissional lista cuidados para manter a saúde e beleza dos cabelos mesmo após procedimentos que podem danificá-los

Finanças e Empreendedorismo

Com o término do prazo para declaração do Imposto de Renda se aproximando, especialista esclarece as dúvidas comuns sobre o assunto

Estilo de Vida

As simpatias para o amor conseguem atrair pretendentes, ajudar o rolo a virar namoro e até fazer aquele alguém especial pensar em você