Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Páscoa não significa deixar os cuidados com os dentes de lado
Páscoa não significa deixar os cuidados com os dentes de lado - Foto: Shutterstock

Estilo de Vida

5 dicas para cuidar da sua saúde bucal durante a Páscoa

Páscoa é quase sinônimo de comer guloseimas! Por isso, convidamos a especialista Claudia Consalter para manter a saúde bucal em dia

Com a chegada da Páscoa, muitas pessoas se preparam para saborear deliciosos chocolates e outras guloseimas da época. No entanto, é importante lembrar que esses alimentos podem prejudicar a saúde bucal, causando cáries, sensibilidade dentária e outros problemas.

“As bactérias presentes na boca são as responsáveis por decompor os resíduos dos alimentos, incluindo o açúcar, e isso ocasiona o aparecimento de cáries”, alerta a cirurgiã-dentista Claudia Consalter, sócia-fundadora da rede de clínicas de ortodontia OrthoDontic.

Para aqueles que desejam celebrar a Páscoa sem culpa, a especialista preparou cinco dicas para cuidar da saúde bucal sem deixar de apreciar as deliciosas guloseimas. Confira:

Consultas regulares

Essa dica vai para além da época da Páscoa! É fundamental marcar consultas odontológicas regularmente, pelo menos uma vez a cada seis meses, para prevenir problemas que podem causar dor de cabeça e no bolso no futuro.

Higiene correta

Escovar os dentes três vezes ao dia é uma das principais recomendações dos especialistas. Além disso, é importante utilizar o fio dental, pois ele alcança lugares que a escova não consegue. Claudia destaca a importância da escovação noturna, já que a diminuição da salivação durante o sono favorece a incidência das cáries.

Fique de olho nos horários   

Fique atenta aos horários: é muito prazeroso petiscar um chocolate durante o dia, mas é preciso ter cuidado. Muitas vezes, esquecemos de escovar os dentes após esses “beliscos”, o que pode ser prejudicial à saúde bucal.

Escovação lúdica

No caso das crianças, é essencial tornar a escovação dos dentes uma atividade divertida. Investir em escovas com personagens de desenhos animados ou super-heróis, bem como em pastas de dente especiais para os pequenos, pode ajudar a tornar a higiene bucal mais agradável. Assim, os pequenos nunca mais vão reclamar na hora de escovar os dentes!

Cuidado com os dentes de leite

Ainda para as crianças, a falta de cuidados com a higiene bucal pode resultar em sérios problemas. Os dentes de leite são especialmente suscetíveis à cárie, e a falta de atenção pode causar danos irreparáveis.

“Perder um dente de leite é muito complicado, porque eles são responsáveis por manter o espaço até o nascimento dos dentes permanentes. A perda de um dente de leite pode mudar toda a estrutura da arcada dentária da criança”, alerta a dentista.

Portanto, é necessário redobrar os cuidados bucais com as crianças que ainda têm dentes de leite, ao invés de pensar que “tudo bem não se atentar a eles”, já que eles vão cair mesmo.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Receitas

Os benefícios da beterraba para a saúde são vários; descubra alguns deles e como consumir esse alimento da melhor forma

Beleza

Transformações hormonais e emocionais no puerpério pode resultar em perda de cabelo para muitas mulheres

Saúde

De acordo com estudos recentes, apenas 4% a 9% das mulheres negras recebem diagnóstico de endometriose