Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Especialista sugere hábitos que ajudam a promover o autocuidado na maternidade para melhorar a autoestima e o bem-estar
Saiba como cultivar o autocuidado na maternidade - Foto: Shutterstock

Estilo de Vida

Autocuidado: 4 dicas para as mães cuidarem mais de si!

Especialista sugere hábitos que ajudam a promover o autocuidado na maternidade para melhorar a autoestima e o bem-estar

O Dia das Mães está chegando e não tem nada melhor para toda mãe do que ver os filhos felizes e bem cuidados. Só não deveríamos nos esquecer de que para cuidarmos do outro, é importante estarmos bem nós mesmas. Ter um tempo de qualidade para praticar o autocuidado é um investimento que afeta de forma positiva a sua saúde física, mental e emocional.

Não à toa fala-se cada vez mais em “self care”, que é esse processo de cuidar de si mesma através de comportamentos e escolhas que promovam qualidade de vida e bem-estar. Cuidar de si não é um ato de egoísmo, mas sim um ato de amor para consigo mesma, que reverbera e se multiplica nos filhos, familiares e amigos próximos.

Thainara Porto consultora clinica e comercial da HTM Eletrônica, indústria referência no desenvolvimento e fabricação de equipamentos eletromédicos e estéticos, autocuidado é tudo o que uma pessoa faz para se sentir bem, desde descansar, se exercitar, ler um livro, dançar e até manter rotinas de cuidados específicos para o corpo.

“O importante é que seja algo feito com carinho, de você para você. E manter uma rotina de self care pode ser mais simples do que muitas pessoas imaginam. Existem cuidados que podem ser adotados até mesmo em casa e que fazem bastante diferença para a autoestima e o bem-estar”, garante a especialista.

Para ajudar quem busca construir esse hábito, Thainara sugere quatro rotinas de autocuidado para colocar em prática e investir em si mesma:

1. Alimentação saudável e exercício físico

Uma alimentação saudável, com inclusão de frutas, legumes e verduras, contribui para o bom funcionamento do organismo, melhora o rendimento físico, a memória e a concentração, além de fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças. 

Junto à alimentação saudável, é importante inserir exercícios físicos na rotina, ainda que seja uma simples caminhada, dança ou alguma modalidade de luta. Isso vai aumentar a flexibilidade e a força muscular além de melhorar a qualidade do sono.

2. Qualidade de sono 

A quantidade de horas dormidas não traduz necessariamente em qualidade do sono. Ela é percebida quando, ao acordar no dia seguinte, tem-se a certeza de realmente ter descansado. Para isso, crie uma rotina saudável para dormir, com um ambiente em meia luz, música tranquila do seu gosto, além daquela roupa de cama macia e cheirosa. 

O uso de óleos essenciais é super bem vindo nesse momento para ajudar ainda mais a separar o ambiente de descanso do resto da casa. Tente também se afastar das telas luminosas, como celular, tablet, computador ou TV, ao menos meia hora antes de ir para a cama. É importante ainda ter travesseiro e colchão que atendam às suas necessidades, compatíveis com seu corpo.

3. Rotina de skincare e bodycare

Cuidados específicos para a pele também são parte do autocuidado. Pode-se começar pelo rosto. O primeiro passo do skincare é retirar toda a maquiagem e limpar qualquer resíduo de produto, poluição e outras impurezas que atingem a pele ao longo do dia. 

Esse acúmulo de sujidades atrapalha a regeneração da pele e impede a absorção dos produtos. Com o rosto limpo, esse é o momento ideal para uma hidratação facial, usando produtos de acordo com o seu tipo de pele, preferencialmente orientados por um profissional.

Depois, é a vez do resto do corpo. O bodycare pode incluir cremes hidratantes, clareadores, autobronzeadores, esfoliação e outros produtos que atendam aos seus objetivos. Além dos benefícios para a saúde da pele, essa rotina, junto com o cheirinho dos produtos, traz uma sensação de conforto que influencia positivamente na autoestima e no bem-estar.

4. Realização de tratamentos estéticos 

Os tratamentos estéticos profissionais sempre têm seus resultados potencializados e prolongados adotando-se um home care em casa. Os produtos certos complementam os tratamentos feitos em clínicas, como o peeling de diamantes e ultrassônico, que estimula a renovação das células da pele, e a vacuoterapia, que melhora a circulação sanguínea e linfática, controlando a celulite, reduzindo o acúmulo de gordura e tratando a flacidez.

Mais notícias como essa

Pets

Dar comida demais ou de menos para os cães e gatos pode causar problemas para o bem-estar e a saúde dos animais

Beleza

Dermatologista explica as causas dos cabelos brancos e esclarece mitos e verdades sobre o assunto

Receitas

Pode deixar de comer pão murcho! Com essas dicas e truques, o alimento vai voltar a ficar delicioso

Saúde

A adoção do jejum intermitente na rotina alimentar pode trazer efeitos positivos para a saúde