Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Veja o que é mito e o que é verdade sobre exercícios aeróbicos
Veja o que é mito e o que é verdade sobre exercícios aeróbicos - Shutterstock

Estilo de Vida

Exercícios aeróbicos: conheça mitos e verdades sobre a prática

Especialista tira dúvidas sobre exercícios aeróbicos para você realizar essa atividade sem problemas ou erros comuns

Para uma boa saúde, tanto física quanto mental, é preciso apostar em uma boa alimentação e na prática de exercícios físicos. Afinal, viver de forma sedentária não só pode trazer questões como a obesidade como também é prejudicial para o bem-estar e a autoestima. E para quem quer começar essa prática, os exercícios aeróbicos são uma ótima opção!

Isso porque, assim como outras atividades boas para quem está começando, como as caminhadas, danças ou andar de bicicleta, eles são um tipo de exercício mais leve ou moderado. Além disso, os aeróbicos são indicados para quem quer perder peso, já que podem queimar até 1000 calorias.

Porém, existem muitos informações equivocadas sobre os exercícios aeróbicos, que podem te fazer cometer erros. A seguir, o educador físico Ronaldo Godoi, esclarece se informações comuns sobre essa prática são mitos ou verdades.

Precisa malhar todos os dias para ter resultados

É mito, um dos mais comuns inclusive. A constância dos exercícios aeróbicos é, de fato, importante. Mas isso não quer dizer que eles devam ser feitos todos os dias, pois o descanso também é essencial.

“É durante o descanso que o nosso corpo se recupera, desenvolve força, massa magra e condicionamento físico. Quando uma pessoa se exercita de 3 a 5 vezes por semana, os resultados começam a aparecer”, explica o CEO da Red Fitness.

Você pode ficar fora de forma em pouco tempo

Infelizmente, é verdade! Você pode pensar que só vai ficar fora de forma se passar meses sem se exercitar, mas em uma semana o tecido muscular já pode começar a enfraquecer. Por isso a importância da constância já mencionada.

Quanto mais suor, mais perda de calorias

Esse é um mito que pode trazer consequências preocupantes. “Tem pessoas que optam até por usar agasalhos enquanto se exercitam para suar mais”, diz o educador físico.

Às vezes, isso pode até parecer fazer sentido, já que se você se pesar logo após a atividade física, pode estar mesmo um pouco mais leve. Mas esse peso vai voltar assim que você estiver hidratado novamente.

Ou seja, não deixe de manter o corpo hidratado antes, durante e depois dos exercícios pensando que isso vai ajudar a perder peso. Na verdade, isso pode piorar o seu rendimento.

Alongamentos são essenciais para prevenir lesões

Verdade, os alongamentos são realmente de grande ajuda na prevenção de lesões. “Não importa se você vai fazê-los antes ou depois das atividades físicas, o que importa é incluí-los sempre em sua rotina”, diz o especialista.

O jejum antes de malhar ajuda a emagrecer mais

Outro mito sobre emagrecimento. Não se alimentar antes de praticar exercícios físicos não ajuda a emagrecer mais rápido e pode até fazer mal. Na atividade aeróbica há uma queda do nível de glicogênio, responsável por fornecer energia para nosso corpo. Isso pode gerar fraqueza e outras consequências, como queda de pressão, tontura e desmaio, se você não estiver bem alimentado.

Mais notícias como essa

Receitas

Alimentos termogênicos aumentam a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e promovendo a queima de gordura

Saúde

Se não forem tratadas adequadamente, as varizes podem causar desconforto e provocar complicações mais graves

Receitas

Além de deliciosa para comer assistindo a um filminho, a pipoca tem vários benefícios e até emagrece, desde que consumida da forma correta

Beleza

Métodos estão cada vez mais avançados para combater inseguranças, mas podem oferecer riscos durante a gravidez