Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
O Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE) tem entrada gratuita
O Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE) tem entrada gratuita - Foto: Divulgação

Estilo de Vida

FILE 2023 abre portas com exposições que unem arte e tecnologia

Com entrada gratuita, o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE) acontece no Centro Cultural Fiesp e fica até agosto; saiba mais

Começou nesta quarta-feira (5) o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE), em São Paulo. Ocupando o Espaço de Exposições do Centro Cultural Fiesp e tendo como temática “Singularidades Interativas”, o evento conta com 183 participações de artistas de 39 países. Entre eles, estão países como Brasil, Estados Unidos, Argentina, Alemanha, China, França, Finlândia, Japão, Irã, Reino Unido, Espanha, México, Colômbia, Itália e Portugal.

Com entrada gratuita e permanência até o dia 27 de agosto, o festival é um evento onde o público pode interagir e conhecer o que há de mais inovador na união entre arte, ciência e tecnologia. Em uma experiência interativa com as obras, os visitantes tem acesso à exposição principal e a outras instalações no local.

Temática do festival

O FILE São Paulo 2023 trabalha com o tema “Singularidades Interativas”. Essa é à hipótese à la ficção científica de que a interação mútua entre as inteligências artificiais (IAs) e humanas levaria ao desenvolvimento de uma consciência simulada. Ou seja, de um “eu artificial”, que poderia dialogar com o “eu natural”, trocando informações e experiências de diversas maneiras.

Essa ideia, segundo Paula Perissinotto e Ricardo Barreto, curadores e cofundadores do FILE, vai à contramão daquele pensamento de que a IA se tornará em breve autônoma e autoconsciente. 

“Uma ‘consciência mixada’ conjunta conectaria consciências humanas ao vasto conhecimento produzido na história da humanidade por intermédio de uma consciência artificial e isso poderia ocasionar uma transformação evolutiva. Não como uma única singularidade artificial que dominaria a humanidade, mas como ‘Singularidades Mixadas’ que interagiriam entre si, na solução dos problemas complexos do mundo”, explicam os curadores sobre a proposta da edição.

Serviço

FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica 

Período: de 5 de julho a 27 de agosto de 2023

Horários: terça a domingo, das 10h às 20h  

Local: Espaço de Exposições do Centro Cultural Fiesp | Avenida Paulista, 1313 – em frente à estação Trianon-Masp  

Entrada gratuita e por ordem de chegada.

Mais informações no site www.file.org.br

Mais notícias como essa

Beleza

Corte curto e cheio de movimento é tendência entre celebridades; conheça o choppy bob e saiba como utilizar

Estilo de Vida

Influenciadora mística Nanda Silveira explica o que pode atrapalhar a Lei da Atração e dá algumas dicas para você conseguir atrair o que pensa

Saúde

Especialista alerta sobre as doenças inflamatórias intestinais e a importância do diagnóstico precoce

Receitas

Se o seu bolo ficou seco demais, assou mais do que o esperado ou até ficou solado, pode ser possível reaproveitá-lo de alguma forma